Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rodízio no abastecimento no Éden, Cajuru e Aparecidinha é suspenso a partir desta segunda

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 09/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir das 6h desta segunda-feira (09) o rodízio no abastecimento nas regiões do Éden/Zona Industrial, Aparecidinha e Cajuru será suspenso e a distribuição de água voltará à normalidade, com a Estação de Tratamento de Água "Eng. Celso Eufrásio Monteiro" (ETE/Éden) operando novamente 24 horas por dia.

 

O sistema de rodízio foi implantado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba no dia 17 de setembro, e em seis ciclos de uma semana cada os bairros envolvidos receberam água por 12 horas consecutivas e permaneceram outras 12 horas com o abastecimento interrompido. Na última semana houve uma alteração e a distribuição de água foi ampliada para 16 horas e a interrupção caiu para 8 horas.

 

A instalação desse sistema foi necessária em virtude dos longos períodos de estiagem, que comprometeram os níveis das represas de captação de água bruta para tratamento e distribuição, e caso não se optasse pelo rodízio poderia se chegar a uma situação de desabastecimento generalizado se os mananciais não fossem minimamente preservados.  

 

A definição pela suspensão do rodízio ocorreu na última quinta-feira (05), quando mais uma reunião de avaliação foi realizada pela autarquia, quando então gráficos, números e previsões de chuvas foram analisados pela diretoria, engenheiros e técnicos.

 

O fim do rodízio ocorreu devido a uma soma de fatores, que incluiu a melhora do sistema que abastece a região envolvida, com as represas Castelinho/Ferraz ampliando seu nível de 20% para 25% de sua capacidade total; a colaboração da população, que manteve o índice de 15% de economia no uso da água; e as últimas chuvas que ocorreram e as previsões de precipitações com volumes consideráveis para esta semana.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça nega recurso e mantém decisão que barra divulgação do Sistema de Seleção Unificada

Colapso se instala: 1.010 mortos e UTIs Covid de hospitais públicos sem vagas para novos pacientes em Sorocaba

Vereador questiona se prefeito Crespo prevaricou ao não denunciar empresa

Brasil tem 12 aeroportos entre os melhores do mundo

Médico de Sorocaba é preso em operação da PF que investiga corrupção e associação criminosa

Inscrição para feira de adoção de filhotes começa nesta terça-feira (10)