18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rodízio no abastecimento no Éden, Cajuru e Aparecidinha é suspenso a partir desta segunda

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 09/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir das 6h desta segunda-feira (09) o rodízio no abastecimento nas regiões do Éden/Zona Industrial, Aparecidinha e Cajuru será suspenso e a distribuição de água voltará à normalidade, com a Estação de Tratamento de Água "Eng. Celso Eufrásio Monteiro" (ETE/Éden) operando novamente 24 horas por dia.

 

O sistema de rodízio foi implantado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba no dia 17 de setembro, e em seis ciclos de uma semana cada os bairros envolvidos receberam água por 12 horas consecutivas e permaneceram outras 12 horas com o abastecimento interrompido. Na última semana houve uma alteração e a distribuição de água foi ampliada para 16 horas e a interrupção caiu para 8 horas.

 

A instalação desse sistema foi necessária em virtude dos longos períodos de estiagem, que comprometeram os níveis das represas de captação de água bruta para tratamento e distribuição, e caso não se optasse pelo rodízio poderia se chegar a uma situação de desabastecimento generalizado se os mananciais não fossem minimamente preservados.  

 

A definição pela suspensão do rodízio ocorreu na última quinta-feira (05), quando mais uma reunião de avaliação foi realizada pela autarquia, quando então gráficos, números e previsões de chuvas foram analisados pela diretoria, engenheiros e técnicos.

 

O fim do rodízio ocorreu devido a uma soma de fatores, que incluiu a melhora do sistema que abastece a região envolvida, com as represas Castelinho/Ferraz ampliando seu nível de 20% para 25% de sua capacidade total; a colaboração da população, que manteve o índice de 15% de economia no uso da água; e as últimas chuvas que ocorreram e as previsões de precipitações com volumes consideráveis para esta semana.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estudo diz que vacina usada no Japão imuniza contra variantes

Governo de SP veta projeto de lei que propunha o fim da meia-entrada em eventos culturais

Câmara agenda sessão do "pacotão da bondade", que aumenta salário e número de vereadores

Votorantim confirma mais 49 casos de Covid-19 e dois óbitos

Coletores encontram pedaços de cadáver em caminhão de lixo

Covid-19 faz mais 22 vítimas fatais em Sorocaba; UTIs seguem lotadas