20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rodízio em Sorocaba continua com todas as regiões sendo abastecidas durante do dia

Postado em: 16/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Após reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira (15), que avaliou tecnicamente o quarto ciclo do rodízio no abastecimento, implantado em 17 de setembro nas regiões do Éden/Zona Industrial, Cajuru e Aparecidinha, os diretores, engenheiros e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba decidiram pela sua manutenção por mais uma semana.

O sistema, porém, terá uma alteração, com a região do Cajuru passando a ser abastecida das 6h às 18h, a exemplo das demais. Já no período das 18h às 6h, Éden/Zona Industrial, Aparecidinha e Cajuru permanecerão com a distribuição de água interrompida.

A definição pela continuidade do rodízio e a alteração no sistema ocorreu após a avaliação de uma série de informações e gráficos durante a reunião, que demonstraram o comportamento de consumo da população, as previsões de temperaturas e chuvas para os próximos dias e os níveis das represas que a autarquia utiliza para captar água bruta, tratar e distribuir a partir da Estação de Tratamento de Água do Éden.

De acordo com os dados atualizados, o sistema de represas Castelinho/Ferraz apresentou uma melhora nos últimos dias, passando de 16% para 20%, o que vai permitir atender também a região do Cajuru das 6h às 18h, fato que a autarquia considera como um avanço no rodízio.

Com essa alteração, o volume de água que a ETA do Éden produzia durante 24 horas, para atender todas as regiões envolvidas no rodízio, será concentrado durante o dia, para que durante a noite/madrugada ocorra a recuperação para a manhã seguinte.

Quanto às demais represas em que a autarquia realiza a captação de água bruta para tratamento e distribuição, integrantes do sistema da Estação de Tratamento de Água do Cerrado, os níveis apontam 60% da capacidade total em Ipaneminha e 55% em Itupararanga.

Economia e previsões de chuvas

Neste quarto ciclo do rodízio que foi completado, o fato do Saae/Sorocaba ter continuado utilizando de 50% a 70% a menos do volume de água que normalmente captava no sistema Castelinho/Ferraz contribuiu para a melhora dos seus níveis, junto com as chuvas e a colaboração da população, que nesta semana recém-completada economizou 16%. No primeiro ciclo essa economia foi de 25% e nas duas seguintes de 15%.

Compondo a análise realizada durante a reunião de avaliação que definiu pela continuidade do rodízio e a alteração realizada, foram analisados também os dados dos institutos de meteorologia consultados pela autarquia, que preveem chuvas com volumes significativos ainda em outubro, que podem alterar o atual quadro de forma positiva, se ocorrerem em dias contínuos e não apenas em um determinado momento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Instalação de macromedidor interrompe abastecimento na Zona Oeste nesta terça-feira

Tarcísio faz "tour" por países da Europa em busca de investidores para privatizações

Educação divulga nesta sexta lista de classificados de fevereiro para vagas em creche

Votorantim registra 76 novos casos de Covid-19 e mais uma morte

Juro do consignado a aposentados é reduzido para 1,7% ao mês

Estado de SP tem menor taxa de mortalidade infantil da história