19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Risco de explosão interdita UBS em Sorocaba

Foto: divulgação
Postado em: 11/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Após receber denúncia de risco grave e iminente de segurança pública e comprometimento das instalações, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Defesa Civil, interditou, na manhã de segunda-feira (11), a área onde estavam funcionando a UBS Jardim Rodrigo e a CEI 117, esta última localizada no prédio da antiga Oficina do Saber, na Zona Oeste, que já estava sem atividades.  


O conhecimento sobre a situação crítica do local veio de servidores, que procuraram, na tarde da última quinta-feira (7), o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Dr. Antonio Prieto, para relatar o caso. Ao receber a denúncia, imediatamente foi mobilizada uma força tarefa entre a Sema e as Secretarias de Saúde, Educação, Segurança Urbana e Governo, além do próprio prefeito Rodrigo Manga, para levantar a situação.  


Segundo mostram documentos levantados e uma inspeção de segurança realizada na sexta (8), cujo relatório foi oficiado no domingo (10), a área está comprometida pela parcial inoperância, desde a gestão passada, dos equipamentos e componentes que fazem parte do sistema de captação de gases instalado no terreno, em se tratando de uma área de aterro sanitário. Da mesma forma, foi constatada a inexistência de contrato com empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva desse sistema, que apresenta entupimento em alguns pontos da rede. Isso está dificultando, inclusive, o monitoramento e a medição dos gases produzidos no terreno, sob as lajes dos prédios.


Ainda durante a inspeção de segurança realizada na sexta, em uma primeira mediação aferida pelo técnico da empresa Aquarela Weber Ambiental, em um ponto instalado em uma das salas da UBS, os níveis de emissão de gás metano chegam a 100%, sendo que o máximo tolerável é 20%, o que significa risco iminente de explosão. Além disso, acredita-se que essa situação de falha na drenagem dos gases pelo sistema de captação esteja provocando uma “bolsa de ar” embaixo das instalações, causando o afundamento das estruturas e rachaduras que chegam a 6 centímetros de largura.


Uma conta de água encontrada do final do ano passado do prédio da CEI 117, no valor de R$ 10 mil, sendo que a creche está fechada desde março em função da pandemia, colabora com essa suspeita, que também está sendo fiscalizada.


De acordo com relatos de servidores ao secretário Dr. Prieto, vários alertas, dentre eles os relatórios da empresa de medição Aquarela Weber Ambiental, foram feitos à antiga administração pública, sem retorno ou posicionamento sobre as ações e medidas a serem adotadas para a segurança da população e funcionários públicos. Por questões várias, a identidade dos servidores será resguardada.


Pelos relatórios de emissão de gases obtidos pela atual gestão, pelo menos, desde novembro do ano passado essa situação era de conhecimento da antiga administração. O caso grave tampouco foi relatado à equipe de transição de governo, que trabalhou junto à antiga administração durante todo o mês de dezembro.


Remanejamento do atendimento na UBS Jardim Rodrigo


Em função de todo o exposto, as consultas médicas e os exames realizados na UBS Jardim Rodrigo já foram remanejadas nesta segunda-feira (11), provisoriamente, para a UBS Lopes de Oliveira, na Vila Helena, Zona Norte.


Dessa forma, o CAPS AD Saca só, que hoje está alocado na UBS Lopes de Oliveira, será transferido, também provisoriamente, para a UBS São Guilherme, Zona Oeste, com atendimento no período diurno, sem prejuízo das atividades já exercidas na UBS. Caso haja necessidade de atendimento noturno, o mesmo será realizado em outro CAPS, no Roda Viva, situado no Centro.


“Entramos em contato com todos os pacientes agendados, nesta segunda-feira, na UBS Jardim Rodrigo e avisamos sobre a mudança de endereço necessária. Mas, aqueles que eventualmente chegarem ao local serão transportados pela secretaria de Saúde até a UBS Lopes de Oliveira, que estará atendendo esses pacientes momentaneamente”, frisa o secretário, Dr. Vinicius Rodrigues.


CEI 117 estava sem atividades


Em razão da pandemia, as atividades escolares presenciais na CEI 117 estão suspensas desde março. Além disso, a equipe administrativa da creche, que está reduzida pelo mesmo motivo, já estava atuando na CEI 118, ambas com gestão compartilhada com a Coeso.


Sobre as instalações interditadas no Jardim Rodrigo, os próximos passos serão o reparo urgente do Sistema de Captação de Gases para drenagem do gás metano existente no local, além de novas vistoriais e estudos sobre as condições das instalações, na tentativa de preservá-las.


“Essa é mais uma situação lamentável deixada pela antiga administração com a qual surpreendentemente nos deparamos, e que não vamos medir esforços para resolver. A primeira coisa a ser feita é a medida que já tomados, de interditar a área para resguardar a segurança de todos, servidores, funcionários e munícipes que circulavam pelo local. A partir disso, vamos verificar todas as medidas possíveis para resolver essa situação de risco e buscar salvaguardar os próprios públicos”, enfatiza o prefeito, Rodrigo Manga.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As melhores séries de 2019

Carreta dobra na marginal da Raposo e gera lentidão no tráfego de veículos

Hoje é o dia do Geriatra. Em Sorocaba há associação de geriatras - veja na coluna semanal de Vanderlei Testa

Novo ministro da Educação diz que testou positivo para Covid-19

Fuga de bandido da Polícia Rodoviária termina com troca de tiros na Raposo

Planalto confirma troca no Ministério do Turismo