29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Revitalização da Praça do Largo do Divino é entregue em Sorocaba

Foto: divulgação
Postado em: 04/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Um dos locais mais históricos de Sorocaba está totalmente revitalizado. A Praça do Largo do Divino recebeu melhorias como novo piso, novas calçadas, playground e paisagismo. Novos bancos também foram instalados para os frequentadores, como uma forma de promover a gentileza urbana. A área de equipamentos de ginástica foi renovada e ganhou novo piso. A conclusão da obra foi marcada por um evento realizado nesta segunda-feira (31) no local.

 

As melhorias foram realizadas pela Construtora Planeta para contribuir com a comunidade e preservar este importante ponto histórico da cidade.

 

Em um espaço de 5.989m², a praça ganhou nova iluminação para enaltecer o patrimônio público e garantir a segurança. Todo o projeto foi desenvolvido com a participação da comunidade e o layout da revitalização foi pensado para garantir a preservação das características históricas e atender às festividades da comunidade que são realizadas no espaço.

 

O desenho original da Rosa dos Ventos foi preservado no piso em toda a extensão da praça, incluindo os sete acessos. Blocos intertravados foram usados para o calçamento, substituindo as antigas pedras portuguesas, que estavam deterioradas. 

 

A história

 

O Largo do Divino nasceu em 1877 com a chegada da imagem do Divino Espírito Santo à capela, construída no local. A edificação foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP) em 1996 e desde 2014 é reconhecida como patrimônio histórico e cultural do estado de São Paulo. 

 

A capela era um ponto de parada dos tropeiros que chegavam ou partiam de Sorocaba para o Sul do país. Muitos dos viajantes eram devotos do Divino Espírito Santo e vinham à cidade para agradecer e pedir proteção diante da missão de desbravar o Brasil.

 

Comunidade participa da entrega

 

A entrega da revitalização da praça foi realizada em um evento promovido pela Prefeitura de Sorocaba, que disponibilizou à comunidade no local aferições de pressão arterial e glicemia, entrega de informativos sobre o uso consciente da água e dicas sobre prevenção à dengue e a outras doenças. Houve participação também do Procon Móvel e do cão terapeuta Buddy, do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

O prefeito Rodrigo Manga participou do evento e falou sobre a valorização que o bairro passa a ter com um novo espaço para a convivência das famílias. “Agradeço à Construtora Planeta, que é uma empresa que nos orgulha e fez esse trabalho maravilhoso aqui no Largo do Divino. Fiquei muito feliz ao ver a revitalização dessa praça, que não está mais abandonada e agora é um espaço que resgata as famílias e o orgulho do cidadão sorocabano, além de valorizar os imóveis e os comércios do entorno”, afirmou o prefeito.

 

O diácono Agostinho dos Santos Júnior, representando o pároco da Capela do Divino Espírito Santo, Paulo Malzoni, deu sua benção à nova praça e ressaltou a importância da revitalização. “A praça ficou muito bonita e essa obra é sinônimo de presteza e qualidade da Prefeitura em parceira com a Planeta, e é importante que reconheçamos a presença de Deus nesta obra que vai beneficiar todas as pessoas que frequentam esse espaço”, destacou o diácono.

 

O Diretor de Incorporação da Construtora Planeta, Henrique Penteado Teixeira, também participou da entrega da obra e destacou a participação da empresa para renovar um dos pontos mais importantes da zona oeste da cidade. “Para nós da Planeta é uma satisfação entregar a revitalização da Praça do Largo do Divino juntamente com o Poder Público, com as famílias e os comerciantes. É um importante marco histórico para a formação da cidade de Sorocaba e, com as obras, este local tão tradicional vai atrair cada vez mais pessoas para se divertirem, descansarem e contemplarem o bairro. Esse é o desfecho de uma história feliz, entre as muitas que a gente pretende ainda participar e oferecer para a cidade”, disse.

 

A Planeta já realizou diversas ações mitigatórias em diferentes regiões de Sorocaba, e também investe em benfeitorias, por iniciativa própria, que vem mudando a realidade de muitos bairros.

 

Na região do Largo do Divino, a Construtora Planeta tem dois empreendimentos: o Riserva Divino, cujas obras começaram recentemente, e o Horizonte Divino, que é um dos lançamentos da empresa.

 

Sobre a Planeta    

 

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 54 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

 

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

 

A Planeta, além de ser uma das 50 maiores construtoras do país, também foi reconhecida também pelo ranking como destaque em sua região de atuação.

 

O Prêmio de Destaque na Região de Atuação corrobora o protagonismo da empresa em 2021, quando lançou mais de 1.600 unidades atuando apenas na cidade de Sorocaba-SP e no nicho específico de médio e alto padrão. Dentre as primeiras 50 empresas premiadas, a Planeta é a única que atua em uma única região. A empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde atua, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

 

Além de estar entre as primeiras 50 empresas premiadas pelo Ranking Intec, a Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da GreatPlacetoWork (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

 

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leitos UTI Covid começam a ficar sobrecarregados em hospitais e alcançam 91,8% de ocupação

SBT transmitirá Libertadores após saída da Globo

Prazo para adesão ao parcelamento de dívidas em Sorocaba termina na segunda

Aumentam para sete os estados que pediram apoio para combater incêndios

Pessoas com 28 anos completos ou mais recebem a vacinação contra a Covid-19 neste sábado

Quadrilha que aplicava “golpe do empréstimo” é detida pela Polícia Civil