23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Revista Nature condena governo Trump e declara apoio a Biden

Arquivo
Postado em: 14/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Folhapress

A revista Nature, uma das mais célebres publicações científicas do mundo, publicou nesta quarta-feira (14) um editorial em que ataca duramente o governo de Donald Trump e declara apoio a Joe Biden na eleição presidencial de 3 de novembro.

"As ações da administração Trump estão acelerando as mudanças climáticas, arrasando a natureza, poluindo o ar e matando a vida selvagem -e as pessoas também", diz o texto intitulado "Por que a Nature apoia Joe Biden para presidente dos EUA".

A revista condena com veemência a resposta de Trump à pandemia de coronavírus e afirma que ele "mentiu sobre os perigos representados pelo vírus" e "se colocou em primeiro lugar", a despeito de seus slogans de campanha.

"O resultado, se não o objetivo, tem sido minimizar a maior crise que o país -e o mundo- enfrentou em pelo menos meio século", diz o editorial. "Apesar de ter vastos recursos científicos e monetários à sua disposição, Trump falhou catastroficamente no momento em que era mais importante."

A Nature critica o negacionismo científico de Trump e suas ações em relação a acordos e entidades multilaterais, em especial a retirada dos EUA da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Acordo de Paris.

Nesse cenário, a revista afirma que Biden "é a melhor esperança da nação para reparar o dano causado à ciência e à verdade."

"Não podemos ficar parados e deixar a ciência ser prejudicada. A confiança de Joe Biden na verdade, nas evidências, na ciência e na democracia fazem dele a única escolha nas eleições dos EUA."

Citando propostas da campanha democrata de apoio à ciência, a revista pede que os eleitores votem em Biden em 3 de novembro e deem a ele "a oportunidade de curar a nação dividida e começar a urgente tarefa de reconstruir a reputação dos Estados Unidos no mundo."

A Nature já expressou seu apoio a um candidato presidencial em 2012 (Barack Obama) e em 2016 (Hillary Clinton). Neste ano, juntou-se a outras publicações científicas que ou apoiaram a candidatura de Biden ou fizeram críticas ao governo Trump.

Em setembro, pela primeira vez em 175 anos de existência, a revista Scientific American também anunciou seu apoio a Biden, acusando Trump de se opor à ciência e de negar as mudanças climáticas.

Na semana passada, o New England Journal of Medicine quebrou uma tradição de 208 anos e também fez duras críticas ao atual governo, embora não tenha declarado explicitamente seu apoio a Biden.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Outubro Rosa Pet alerta para câncer de mama em cadelas e gatas

Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

Fabricante dará prioridade da vacina contra dengue ao SUS

Estado adianta o pagamento de parcela do Merenda em Casa para 44,5 mil alunos da região de Sorocaba 

Estudo revela como déficit educacional cria "armadilha da pobreza"

Bolsonaro chama de ‘balela’ dados sobre vítimas da ditadura