Por José Simões
Na reunião, dois temas importantes para os trabalhadores da Cultura serão discutidos: 1) o auxílio municipal aos artistas da cidade e 2) os procedimentos no município para receber os recursos da Lei Aldir Blanc.
Este encontro foi proposto e organizado pelos integrantes do Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (FOPECS), que também foram responsáveis pela campanha #EuApoioACulturaSorocaba, que mobilizou as redes sociais e uniu artistas de diversas linguagens e gerações.
O projeto de lei do auxílio emergencial municipal já se encontra em avaliação pelo setor jurídico da prefeitura. Esta foi uma das primeiras ações do novo Secretário de Cultura e Turismo, João Paulo Miranda. Ação que trouxe esperança aos combalidos trabalhadores da Cultura de Sorocaba. Afinal, quase nada foi feito no primeiro semestre de 2020 para salvaguardar os artistas e a cultura sorocabana.
O outro tema da pauta – a Lei Aldir Blanc – é, também, fundamental para os artistas. Trata-se do auxílio financeiro, oriundo do Fundo Nacional de Cultura, disponibilizado aos municípios. Para Sorocaba, serão aproximadamente R$ 4 milhões. É importante salientar que este recurso não poderá ser destinado para nenhuma outra atividade que não seja a Cultura.
Os prazos e as ações necessárias para se receber o recurso, no entanto, são apertados e, por isso mesmo, requer parceria, articulação entre os trabalhadores da Cultura e os responsáveis pela gestão cultural do Município. São bem-vindas reuniões como esta.
Que o secretário João Paulo Miranda possa ser um importante articulador das demandas dos artistas neste momento grave de pandemia.
José Simões é professor e crítico teatral