19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Reunião do Secretário da Cultura e o Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba - veja a coluna de José Simões

Postado em: 09/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Por José Simões

Na reunião, dois temas importantes para os trabalhadores da Cultura serão discutidos: 1) o auxílio municipal aos artistas da cidade e 2) os procedimentos no município para receber os recursos da Lei Aldir Blanc. 

 

Este encontro foi proposto e organizado pelos integrantes do Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (FOPECS), que também foram responsáveis pela campanha #EuApoioACulturaSorocaba, que mobilizou as redes sociais e uniu artistas de diversas linguagens e gerações.

 

O projeto de lei do auxílio emergencial municipal já se encontra em avaliação pelo setor jurídico da prefeitura. Esta foi uma das primeiras ações do novo Secretário de Cultura e Turismo, João Paulo Miranda. Ação que trouxe esperança aos combalidos trabalhadores da Cultura de Sorocaba. Afinal, quase nada foi feito no primeiro semestre de 2020 para salvaguardar os artistas e a cultura sorocabana.

 

O outro tema da pauta – a Lei Aldir Blanc – é, também, fundamental para os artistas. Trata-se do auxílio financeiro, oriundo do Fundo Nacional de Cultura, disponibilizado aos municípios. Para Sorocaba, serão aproximadamente R$ 4 milhões. É importante salientar que este recurso não poderá ser destinado para nenhuma outra atividade que não seja a Cultura. 

 

Os prazos e as ações necessárias para se receber o recurso, no entanto, são apertados e, por isso mesmo, requer parceria, articulação entre os trabalhadores da Cultura e os responsáveis pela gestão cultural do Município. São bem-vindas reuniões como esta.

 

Que o secretário João Paulo Miranda possa ser um importante articulador das demandas dos artistas neste momento grave de pandemia.

 

José Simões é professor e crítico teatral

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paraquedista morre e outro fica gravemente ferido durante salto em Boituva

Aprovação de Lula sobe para 42%, e reprovação é de 24%, aponta Quaest

Chuva em Sorocaba registra 19 mm e vento forte derruba árvores

Trio acusado de tráfico de drogas é detido pela GCM

Funcionários dos Correios entram em greve no país por tempo indeterminado

Último lote de Coronavac do ano, com 1,6 milhão de doses, chega a São Paulo