23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Reta final de prévia tucana tem apoio envergonhado, negociação e pressão

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Postado em: 14/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Carolina Linhares, Folhapress

 

Aliados dos governadores João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS) passaram a monitorar uma série de casos de pressões, negociações e até demissões no momento em que a busca pelo voto de filiados e mandatários tucanos, nas prévias presidenciais do partido, entra em sua última semana.

 

Com a disputa acirrada entre os dois governadores, tucanos que acompanham o processo não arriscam prever quem vencerá a votação marcada para o dia 21 de novembro. Também participa da eleição interna o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

 

O caso mais emblemático foi a demissão, pelo prefeito de São Paulo e aliado de Doria, Ricardo Nunes (MDB), do então secretário de Habitação da capital, Orlando Faria (PSDB), logo após este ter declarado voto em Leite. O governador paulista nega a relação.

 

Mas, no estado todo, aliados de Leite afirmam que a pressão parte do argumento de que será possível identificar os votos dos filiados e que haverá divulgação da contagem por cidades. De acordo com organizadores do pleito, o voto é secreto.

 

O receio é que investimentos do governo paulista sejam cortados caso a cidade não entregue votos a Doria.

 

O jornal Folha de S.Paulo identificou quatro casos de prefeitos, vereadores ou servidores que relataram cobranças pelo voto em Doria por meio de demissões de cargos públicos ou retaliações partidárias –mas a maioria pediu que não tivesse os nomes revelados. Há ainda dois casos, já noticiados, de vereadores do interior, apoiadores de Leite, alvos de pedidos de expulsão.

 

Circulou entre tucanos durante a semana o caso do ex-prefeito e atual secretário da cidade de Espírito Santo do Pinhal, João Alborgheti, que é presidente do PSDB local e foi a um evento de apoio a Leite no último dia 6.

 

Segundo relatos, a prefeita da cidade, Cristina Domingues (Podemos), teria sido cobrada a demiti-lo, em uma reunião na Secretaria de Habitação do Governo de São Paulo. Na quinta (11), Alborgheti afirmou que a demissão era um boato.

 

Na noite de sexta (12), Domingues afirmou à reportagem que exonerou Alborgheti, não por causa das prévias, mas a pedido dele, e que isso fora decidido em uma reunião. Mas o próprio secretário, na mesma noite, afirmou não ter sido comunicado da demissão e disse não acreditar que seria retaliado –insistiu que havia só boatos.

 

O secretário da Habitação, Flavio Amary (PSDB), afirmou que não falou com a prefeita sobre esse tema. "Esse modus operandi que por ventura esteja acontecendo acaba sendo um tiro no pé, porque a pressão tem o efeito contrário, ninguém aceita ser coagido", diz Faria à reportagem.

 

O presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, que é secretário da gestão Doria, ao ser questionado, afirmou que a narrativa de perseguição é fantasiosa. "Não há entre os nosso militantes esse tipo de postura em momento algum."

 

"Não há nenhum caso concreto que se possa apontar, são casos de invenções", disse ele a respeito de Faria e outros casos. Em relação a Espírito Santo do Pinhal, afirmou tratar-se de uma questão local, e não do governo estadual.

 

No Rio Grande do Sul, aliados de Doria também afirmam haver receio de perder cargos públicos e pressão de partidários de Leite. De acordo com o prefeito de Vacaria (RS), Amadeu Boeira, que apoia Doria, a campanha de Leite já conseguiu reverter o voto de dois vice-prefeitos, que apoiariam o paulista.

 

Para o ex-dirigente do PSDB de Porto Alegre Rafael Furtado, que apoia Doria, há uma insatisfação dos tucanos gaúchos com as medidas de Leite. "Mas muitas pessoas acabam não declarando o voto em Doria no estado", afirma à reportagem.

 

O presidente do PSDB-RS, deputado federal Lucas Redecker, diz que gaúchos que se posicionaram a favor de Doria "nunca foram pressionados". "O que a gente faz é dialogar com líderes, mostrando a importância de ter um candidato com o perfil de Leite. Não é nenhuma pressão vinda do governo, de secretários do governo, em relação a benefícios para as cidades", completa.

 

Na campanha de Doria, há ainda um esforço por apoios de deputados estaduais pelo país. Para isso, foram escalados o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), e o secretário da Casa Civil, Cauê Macris (PSDB).

 

Desde setembro, eles estiveram em Rondônia, Ceará, Paraíba, Sergipe, Piauí e Mato Grosso –Pignatari não compareceu à sessão plenária no dia dessas viagens. Jornais locais registram que as prévias são a pauta dos encontros.

 

Questionados pela reportagem, Pignatari e Macris afirmaram que as viagens não são pagas pela Assembleia de São Paulo nem pelo Governo do Estado, mas não revelaram a fonte de financiamento. O PSDB de São Paulo diz que seus gastos com as prévias serão divulgados apenas em dezembro.

 

Em nota, a assessoria de Pignatari afirmou que as viagens são oficiais e fazem parte das funções do chefe do Poder Legislativo, mas incluem outros compromissos e por isso não foram financiadas pela Casa.

 

Macris aponta ter se licenciado do cargo de 8 a 19 de novembro, período que engloba a ida a Rondônia, mas não aos demais estados. Em nota, a Casa Civil afirma que "quaisquer viagens que não sejam exclusivamente voltadas a assuntos governamentais não são pagas pelo governo".

 

De acordo com deputados federais tucanos, um argumento de Doria para convencer parlamentares é a promessa de que não vai utilizar o fundo eleitoral –assim sobraria mais verba para candidatos ao Legislativo.

 

A questão das pressões em São Paulo, inclusive, foi levantada no debate entre os tucanos realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo na sexta (12).

 

Já a crise de imagem em relação a Leite em parte da legenda foi causada pelo voto de deputados de estados que apoiam o gaúcho a favor da PEC dos Precatórios.

 

"A bancada do PSDB está rachada muito por culpa dos deputados de Minas Gerais e do Rio Grande Sul. O PSDB não pode ser oposição a Bolsonaro se essas duas bancadas comem nas mãos do [presidente da Câmara, Arthur] Lira [PP-AL] e do Bolsonaro", afirma o deputado Alexandre Frota (SP), aliado de Doria.

 

Redecker, do PSDB-RS, afirmou que votar a favor dos precatórios "serve para o futuro presidente da República", não apenas a Bolsonaro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

E-mails de Crespo desmentem termo que ele mesmo fez para justificar “voluntária”

Nova subvariante muito transmissível do coronavírus preocupa especialistas

Rede Bom Lugar lança ação solidária Unidos Pela Vida, em prol à prevenção do câncer

Mão de obra e tributos são gargalos para 5G

Colisão entre carretas na SP-75 deixa trânsito complicado até na Castelinho

Vídeo mostra menino autista sendo perseguido e puxado por homem preso por torturá-lo