19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Relatório final do Caso Satúrnia será apresentado por comissão especial na próxima semana

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 07/12/2019

Compartilhe esta notícia:

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Sorocaba que apura as denúncias de crime ambiental no terreno da antiga fábrica de baterias Saturnia, na Zona Industrial, deverá entregar seu relatório final na próxima semana.

 

A informação é do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que preside a referida comissão, formada, também, pela vereadora Iara Bernardi (PT) e pelo vereador Hudson Pessini (MDB).

 

Conforme Donizeti, o relatório traz um histórico detalhado dos diversos estudos ambientais realizados na área ocupada pela empresa Saturnia (anteriormente Microlite), entre janeiro de 1995 até maio de 2011.

 

“Já naquele primeiro estudo ambiental de 1995, realizado pela Cetesb para avaliar a contaminação por chumbo no solo, vegetação, águas superficiais e nos sedimentos dos córregos, foi constatado que havia contaminação por metais pesados na área”, afirma o vereador.

 

Segundo ele, com base nesse histórico de avaliações ambientais e nas condições atuais da área, a Comissão Especial irá fazer recomendações aos órgãos públicos responsáveis, no sentido de buscar medidas mitigadoras para esse passivo ambiental.

 

O relatório, elaborado com a assessoria de uma empresa especializada contratada pela Câmara, também mapeia os nomes dos diversos controladores da empresa ao longo de sua existência, com o objetivo de apurar responsabilidades e cobrar ações para minimizar os danos causados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa que vai rever Mais Médicos será lançado na próxima semana

Secretaria de Mobilidade implanta sentido de mão dupla em trecho de rua da Zona Norte

Intenção de consumo avança, com destaque para renda atual

Governo Federal oficializa envio de recursos para construções de nove novas creches em Sorocaba

Bolsonaro diz que processo no TSE que pode cassar chapa presidencial é "começar a esticar a corda"

Prefeitura lança programa ‘Tem Saída’ voltado à reinserção social de pessoas em situação de rua