25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Registro de mortes por covid-19 mais que dobra em Sorocaba

Postado em: 11/02/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba registrou nos 10 primeiros dias de fevereiro 53 casos de mortes pela covid-19. Os dados a respeito da doença são divulgados diariamente pela prefeitura. 

Comparado com os 10 primeiros dias de janeiro, o registro de óbitos em fevereiro mais que dobrou. Enquanto nesse atual mês foram divulgadas 53 mortes, no mês passado foram 21 óbitos. Uma alta de 152%. 


Somente nessa quarta-feira, foram registradas 5 novas mortes, todas de pessoas idosas. 


15 registros de mortes em um dia


A data em que Sorocaba mais registrou casos de óbitos foi 4 de fevereiro, quando houve a notificação de 15 mortos. A prefeitura alega que essa quantidade não reflete a taxa do dia e a cidade continua com uma das menores taxas de letalidade. No número dessa data, havia óbitos computados desde o dia 23 de janeiro. 


Ainda segundo a prefeitura, os hospitais têm um prazo para informar os óbitos à Vigilância Epidemiológica e alguns informaram os casos somente nessa data. 


Número de contagiados aumentou


O número de contagiados acumulados somente em fevereiro é de 2.198 casos, com isso, a taxa de contagiados ao dia está em 219. Já no mesmo período em janeiro, o acúmulo era de 1.471, com taxa de contágio de 147 diariamente. 


No acumulado total, desde o início da pandemia, Sorocaba registra 33.823 contagiados e 702 mortos pelo novo coronavírus. 


Taxa de ocupação dos leitos Covid


No censo diário de leitos da Covid-19 desta quarta-feira (10), o Hospital Estadual Adib Jatene está sem ocupação dos leitos clínicos Covid, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 95% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e sete estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 25 estão ocupados.


Os hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, como a Santa Casa, está com 85,71% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 18 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 74,54%, o que representa 41 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 14 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid que encontram-se desocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado.


Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 70% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (14 leitos ocupados dos 20 pactuados) e 70% dos de UTI (14 leitos ocupados dos 20 existentes). Os dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital encontram-se ocupados. O Samaritano possui 14 leitos clínicos Covid ocupados do seu total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 55% de ocupação, o que significa 11 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 80% de ocupação de sua UTI Covid (oito leitos ocupados dos 10 pactuados) e 26,67% dos leitos clínicos (quatro leitos ocupados dos 15 pactuados).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputados tentam liberar trabalho aos 14, e Justiça e Ministério Público reagem

Saae diz que tarifa de água de Sorocaba é uma das mais baratas do Estado

Trump reaparece em público e insinua que tentará retornar à Casa Branca

Rodízio começa nesta 5ª feira nas regiões do Éden, Cajuru e de Aparecidinha

Celulares vão ganhar emojis para menstruação, cadeirantes, surdos e casais gays

Inflação deve subir menos em 2022, mas quadro preocupa economistas