29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Região de Sorocaba cria 891 empregos em março, com destaque para o setor de serviços

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 18/05/2023

Compartilhe esta notícia:

A região de Sorocaba registrou aumento na criação de empregos formais no terceiro mês do ano. O setor de serviços impulsionou o resultado positivo de março deste ano, com 1.419 postos. Em seguida temos a indústria, que criou 571 empregos formais, seguida de construção, com 211 postos. O setor de comércio recuou, perdendo 9 postos, assim como agricultura, que perdeu 727.

 

O emprego formal no estado de São Paulo aumentou 124% em março de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme levantamento da Fundação Seade. Foram criados 51 mil postos de trabalho, mais do que o dobro em relação aos 22 mil gerados em março de 2022. 

 

O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de serviços – com destaque para transportes, armazenagem e entregas -, com 37 mil postos; e construção, com outros 9 mil. Na indústria foram criadas 6 mil vagas e o agro registrou relativa estabilidade. 

 

Entre as diferentes regiões do Estado, a Metropolitana de São Paulo foi a que registrou o desempenho mais expressivo, com a geração de mais de 20 mil empregos durante o mês de março de 2023. Também apresentaram saldo positivo no emprego no período as regiões administrativas de Campinas (8 mil), São José do Rio Preto (4 mil) e Franca (2,6 mil).

 

Somente na capital paulista foram cerca de 14 mil postos de trabalho no mês, com destaque para o setor de serviços seguido pela construção civil. 

 

O estudo

 

O estudo desenvolvido pelo Seade sobre mercado de trabalho aplica dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para as unidades da federação e regiões, foram utilizados dados com ajustes e estoques de empregados do início de janeiro de 2023.

 

O levantamento completo sobre o emprego no estado de São Paulo e regiões paulistas está disponível em https://trabalho.seade.gov.br/ .

 

Sobre o Seade

 

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas de São Paulo. Os principais levantamentos englobam mercado de trabalho, tecnologia, pesquisas econômicas (PIB, investimentos, etc.), população, mortalidade e natalidade, entre outros.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Total de recuperados da Covid-19 sobe para 25.521 em Sorocaba e de suspeitos cai a 1.314

Petrobras vai concentrar presença internacional em três países

Donos de cavalos de racha na Raposo Tavares são multados em R$ 3 mil

Isolamento social em Sorocaba está em 44%; Índice pode adiar relaxamento da quarentena

Rede de lanchonete Mundo Animal chega a Sorocaba no dia 4 de novembro

Denúncia de fura-filas em vacinação em Votorantim tem youtuber e guardas civis municipais