27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Região de Brigadeiro Tobias receberá próximo Mutirão de Castração de cães e gatos; saiba mais

Postado em: 27/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Os moradores da região de Brigadeiro Tobias serão contemplados no próximo Mutirão de Castração de cães e gatos em Sorocaba. Serão beneficiados desta vez 11 bairros. As inscrições são gratuitas e ocorrerão nesta semana, dias 29 e 30 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, localizada na avenida Bandeirantes, 4.155.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o objetivo do Mutirão de Castração é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

As cirurgias de castração ocorrerão no dia 1º de novembro no estacionamento na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança. Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o cidadão esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Como se inscrever

Os moradores interessados em castrar seus animais de estimação devem levar no momento da inscrição o RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome. As vagas são limitadas.

De acordo com a Sema, podem participar moradores de Brigadeiro Tobias, Caputera, Genebra, Inhayba, Jardim Eldorado, Jardim Novo Eldorado, Jardim do Sol, Vila Astúrias, Vila São João, Vila Tupã I e Vila Tupã II. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Criminoso que pertencia a quadrilha de furto a bancos morre em confronto policial

Serpo retira 165 toneladas de entulho de dois terrenos baldios

Grávidas vacinadas com AstraZeneca podem receber 2ª dose da Pfizer

Consultoria do Senado diz que indicação de Eduardo para embaixada seria nepotismo

Operação contra pirataria digital bloqueia 252 sites e 65 apps de streaming ilegal

Mortes por coronavírus no Brasil chegam a 159, com 4.579 casos confirmados