Por Vanderlei Testa
Os meus artigos sempre valorizaram a vida como foco principal da humanidade. Não importa a classe social ou raça e sem preconceitos, procuro mostrar cada pessoa, família, ser humano, com a sua dignidade.
Neste começo de 2022 já fui enganado por pessoas de má índole, que usaram indevidamente a rede social para levar uma determinada quantia de dinheiro da minha suada conquista mensal de rendimentos. Vida que segue como disse um amigo sacerdote, “esses espertos deveriam desaprender a cometer fraudes e a usar a criatividade para fazer o bem”. A nossa responsabilidade de fazer o bem pode ser em qualquer ação diária.
O racionamento de água que começa no dia 17 de janeiro em Sorocaba é sério e deve ser conscientizado pela população. A penalidade da multa é o que menos importa. O que importa é o diálogo em família, com a nossa colaboradora do lar que faz a faxina, enfim, com aqueles que usam a água. O não desperdício de uma pessoa, somado a milhares de outros farão com que o resultado seja positivo. Assim, a cidade sobreviverá essa fase de estiagem e esvaziamento da represa.
A segunda reflexão desta pauta de assuntos ligados diretamente a população refere-se às vacinas para combater a gripe, pandemia do Covid -19 e àqueles que se vacinaram há 122 dias ou mais de quatro meses a sua terceira dose. A campanha de imunização em Sorocaba para os pacientes imunossuprimidos, com a quarta dose extra, poderá ser feita em um dos 29 UBSs, das 9h às 15h. Para facilitar, haverá também postos nos shoppings Cidade e Iguatemi Esplanada, das 14h às 20h.
Pessoalmente já tomei as três doses e quando chegar o tempo necessário para a quarta dose, estarei participando da campanha que só visa salvar vidas. Tenho conversado com várias pessoas que ainda não tomaram a terceira dose da vacina e por pura teimosia ou influenciados por mensagens que circulam na mídia e desmotivação governamental acabam se esquivando dessa proteção a si, a sua família e comunidade.
Durante esta próxima quinzena de janeiro inicia uma campanha de conscientização para a doação de sangue pelo Hemonúcleo de Sorocaba.
A necessidade dessa ação comunitária está fundamentada na redução das doações de sangue em torno de 40 por cento no mês de janeiro. As orientações sobre doar sangue destacam que a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos de idade. Ter um peso acima de 50 quilos e estar com boa saúde física. Com um documento de identidade nas mãos o procedimento se concretiza com o comparecimento na unidade do hemocentro, do Hospital Leonor Mendes de Barros. Há também facilidade de agendar a presença pelo site www.colsan.org.br
Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário; escreve no jornal Ipanema e nas redes sociais aos sábados.