24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

870 cães e gatos serão castrados em mutirão durante a semana na Zona Norte

Postado em: 25/08/2018

Compartilhe esta notícia:

A partir de segunda-feira (27), serão realizadas as cirurgias de mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos na Zona Norte de Sorocaba. No total, serão beneficiados 870 animais de estimação de moradores da região do Residencial Carandá e do Maria Eugênia. Restam 120 vagas para felinos da região do Maria Eugênia. A inscrição deve ser feita neste sábado (25), das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro Esportivo Francisco Lisboa.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o mutirão será realizado até fevereiro de 2019 em diferentes bairros da Zona Norte. “O nosso objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

Na segunda e na terça-feira (28), foram agendadas as cirurgias para os animais de moradores do Residencial Carandá, Residencial Altos do Ipanema, Caguaçú, Martins, Vila Bom Jesus e Jardim Dinorá Rosa. Já na quarta e na quinta-feira (29 e 30), ocorrerão os procedimentos com os cães e gatos de moradores dos bairros Jardim Maria Eugênia, Pacaembu, Jardim Santo Amaro, Vila Terron, Jardim Nápoli, Jardim Nova Ipanema, Jardim Altos do Itavuvu, Jardim Flamboyant, Jardim das Flores e Jardim São Guilherme.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Para realizar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. O Centro Esportivo Francisco Lisboa está localizado na rua Dante Trevisan, 199, no Maria Eugênia.

Cuidados para castrar os animais

​Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.​

​Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

​Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elizabetano. ​Mais informações pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quatro escolas do Grupo Especial escolhem sambas para o Carnaval 2023

Presidente reeleito da Câmara de Sorocaba faz balanço do ano

Temer recusa jantar, tem 1º noite preso e agora tenta evitar depoimento à PF

Idoso mata genro com golpes de marreta e esfaqueia filha durante desavença familiar

Inscrições de 2023 para vagas em creches podem ser feitas até o dia 30 de novembro

Conselho de Educação rejeita terceirização nas escolas municipais