25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Quarentena Cultural: concurso artístico e cultural na cidade de Salto - veja a coluna de José Simões

Postado em: 27/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Por José Simões

 

A Secretaria da Cultura da cidade de Salto, sob o comando de Sandro Bergamo, inova e sai na frente em ações de fomento à Cultura e as Artes, com a publicação do concurso Quarentena Cultural, na Região Metropolitana de Sorocaba. Uma resposta efetiva do poder público para a situação de pandemia que afeta todos os artistas e as Artes da cidade e região

 

Nele serão selecionados até 70 projetos de artistas residentes na cidade de Salto, nos diversos segmentos artísticos, para apresentações virtuais a serem realizadas durante a quarentena. Ao todo serão investidos R$ 210.000,00, contemplando R$ 3.000,00 para cada selecionado, para realização de apresentações virtuais (vídeos de 15 a 30 minutos) no período da pandemia.

 

E por que uma ação como esta? Segundo o secretário da Cultura Sandro Bergamo “como os eventos foram suspensos e todos os equipamentos culturais da cidade estão fechados, surgiu uma grande preocupação com os artistas saltenses e criamos de forma emergencial esse Concurso Cultural, onde os trabalhos serão transmitidos em plataforma digital através dos vídeos selecionados. É uma maneira de dar um suporte a classe artística que perdeu a oportunidade de trabalhar nesse momento e também de manter a arte viva entrando no isolamento dos lares saltenses, além de ser uma vitrine para que todos conheçam os talentos locais”. Não é à toa que a cidade de Salto recebeu o titulo de Capital da Cultura, pelo Governo do estado de São Paulo.

 

Quem sabe esta proposta não poderia servir como modelo para as outras secretarias da Cultura que pertencem da Região Metropolitana de Sorocaba?

 

As Artes e a Cultura são fundamentais para a constituição da sociedade emancipada e, em tempos de pandemia, elas também são fundamentais para a atuar na saúde mental da população isolada.

 

Serviço

 

No site oficial da Prefeitura da Estância Turística de Salto estarão disponibilizados o regulamento e todas as informações do Concurso.

 

As inscrições podem ser feitas de maneira rápida, no período de 24 de abril a 04 de maio, pelo link https://forms.gle/i1XpUMUVEAqu6Ess5

 


José Simões é professor e crítico teatral

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grávida é internada em estado grave após ser esfaqueada durante tentativa de assalto

Ministério Público de SP investiga 55 casos de fura-fila da vacina contra a Covid-19

Éden e Aparecidinha terão abastecimento de água interrompido no sábado

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

Bolsonaro: cabe à justiça acabar com a diferença salarial entre homens e mulheres

Sorocaba vai sediar a Copa das Nações de Futsal 2023 no mês de setembro