Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Psicanálise transforma vidas ao promover auxílio à superação de conflitos e sofrimentos

Foto: reprodução/internet
Postado em: 19/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Formar psicanalistas capacitados para o mercado e promover o conhecimento psicanalítico no aprimoramento dos atendimentos é o objetivo da Anep (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos), a primeira escola de Psicanálise de Sorocaba, que em 2020 completa 12 anos de atividades.

Em resumo, o curso voltado à área de Psicanálise (Teoria Psicanalítica) visa a formação de profissionais para atendimento de valorização do ser humano, ajudando-o a adquirir maior qualidade de vida, bem-estar, maturidade emocional, a superar conflitos e também a motivá-lo a desenvolver suas potencialidades.

 

O Ipa Online conversou com a diretora da Anep, Márcia Frati*, que revelou mais a respeito da importância da profissão como um meio de transformação social. "O objetivo do profissional psicanalista é o de trazer ao consciente do seu paciente os conteúdos que foram vivenciados e não assimilados durante a vida e que no momento trazem sofrimento à essa pessoa. Quando de posse do conhecimento que estava até então "guardado a 7 chaves" no inconsciente, o paciente inicia um processo de elaboração daquilo que o faz sofrer e mudando sua maneira de ser". 

Ainda além, o curso é transformador também para o aluno em si. "Durante o processo de aprendizagem da Teoria Psicanalítica, não tem como não trazer para si e sua vivência os conceitos introduzidos por Freud e isto produz uma autoanálise e consequentemente um processo de maturação emocional. De posse dos conhecimentos teóricos, da autoanálise, começamos a assumir nossa responsabilidade pelos conteúdos emocionais que expressamos no nosso comportamento no dia a dia", completa a diretora.


* Assista a entrevista de Márcia Frati na Jovem Pan Sorocaba no fim desta reportagem

 

Sorteio de bolsas de estudo

 

A Anep (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos) sorteará, por meio da Jovem Pan Sorocaba, duas bolsas, sendo uma 100% e a segunda 50%, para interessados em fazer o curso de Psicanálise. 

 

O sorteio ocorrerá em 3 de julho e os ganhadores serão anunciados no Jornal da Manhã, que vai ao ar das 7 horas às 9 horas. 

 

A 42ª turma a ser formada começará dia 9 de julho e as aulas ocorrerão todas as quintas-feiras, a partir das 19h30, sendo no mês de início online e, após, a intenção é que o curso volte a ser presencial. 


Para participar do sorteio, basta enviar nome completo e R.G e dizer que deseja participar do sorteio para o WhatsApp (15) 9 9196-3032. 

O curso de Formação em Psicanálise possui 1.420 horas, ou seja, 28 meses. 


No final do curso será emitido o diploma com o grau de psicanalista, registrado em cartório.

 

Sobre a Anep

 

Hoje, informa a diretora da Associação, a Anep conta em seu quadro 28 professores, os quais todos são formados em Psicanálise e com especialização para a didática da Psicanálise e seus fundamentos pela Anep. "Temos orgulho de ter os melhores profissionais tanto na sala de aula e nos consultórios, e todos formados pela Anep", destaca.

 

Márcia frisa também que a Anep foi a primeira escola de Psicanálise de Sorocaba. Em 2020, a Associação completa 12 anos desde que iniciou as atividades no município. "Somos a única escola da região que certifica como pós-graduação o curso de Psicanálise", finaliza.

 

Atualmente, a Anep já formou mais de 500 analistas e atendeu a mais de 4,6 mil pacientes. 

A Anep visa formar psicanalistas capacitados para o mercado e promover o conhecimento psicanalítico no aprimoramento dos atendimentos.

A Associação foi fundada em 25 de Abril de 2005 e tem o intuito de congregar psicanalistas, divulgar a Psicanálise e seus estudos. 

Além do curso, a Anep oferece grupos de estudos e atividades para o congraçamento dos alunos e profissionais, com clínica social voltada para quem necessita de terapia.

Saiba mais pelo site http://www.psicanaliseanep.com.br/v1/anep/ ou pelo WhatsApp (15) 9 9196-3032. 

 

Assista a entrevista de Márcia Frati, diretora da Anep, na Jovem Pan Sorocaba

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vídeo: PM atira contra bandido e assusta motoristas na avenida Ipanema

Orçamento 2020: vereadores aprovam redução de valor para Saúde e aumento para Educação

"Caso haja fura-fila denunciaremos para o Ministério Público", diz Manga sobre vacinação contra covid

Bolsonaro rejeita regulamentação da mídia no Brasil “incluídas as sociais”

Criança morre em acidente com carro dirigido por irmão menor de idade

Uniten está com inscrições abertas para cinco novos cursos