20 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prorrogado o período de inscrições para o Vestibular das Fatecs

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Postado em: 15/12/2022

Compartilhe esta notícia:

O interessado em participar do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) tem mais tempo para se candidatar a uma das 18,7 mil vagas de cursos superiores de tecnologia gratuitos oferecidos em todo o Estado de São Paulo. O novo prazo de inscrição vai até 20 de dezembro, às 15 horas, e o valor da taxa é de R$ 91. A prova será aplicada no dia 8 de janeiro de 2023.

 

 

O Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2023 disponibiliza vagas em 87 cursos, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Defesa Cibernética e Gestão Empresarial entre outros, todos gratuitos. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

Inscrições

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. É preciso preencher a ficha e o questionário socioeconômico. Feito isso, o candidato deve realizar o pagamento da taxa em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet, disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser realizado também até 20 de dezembro, data de encerramento das inscrições.

 

 

Após o preenchimento do formulário de inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso haja interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, vagas, períodos e unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS). O detalhamento do processo seletivo pode ser lido na Portaria.

 

 

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizam os equipamentos para que seja feita a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis.

Inclusão

O candidato com deficiência ou que necessite de condições especiais para fazer a prova deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato. Isso deve ser feito, impreterivelmente, até as 15 horas do 20 de dezembro.

 

 

É possível solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou local adaptado para fazer o exame. Também podem solicitar condições especiais candidatos de unidades prisionais e candidatas em fase de amamentação.

 

 

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá informá-lo, no ato da inscrição, no campo específico para tal. Não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar, durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

 

 

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

 

 

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

 

 

É de inteira responsabilidade do interessado o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e o cumprimento dos prazos estipulados.

Confira outras datas do calendário do Vestibular das Fatecs:

  • Até as 15 horas de 20 de dezembro: Inscrição para o processo seletivo;
  • 5 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação dos locais de prova;
  • 8 de janeiro de 2023 – às 13 horas: Exame do Vestibular;
  • 9 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação do gabarito oficial
  • 18 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral e primeira lista de convocação;
  • 19 e 20 de janeiro de 2023: Matrícula da primeira lista de convocados por meio do “Sistema de Matrícula Remota”;
  • 30 de janeiro de 2023 – a partir das 15h: Divulgação da segunda lista de convocação;
  • 31 de janeiro de 2023: Matrícula da segunda lista de convocação e envio de documentos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aumento do consumo prejudica abastecimento de água em mais de 50 bairros neste sábado

Brasil bate recorde de novas mortes e total de óbitos passa de 30 mil

GCM detém dupla que agrediu idoso de 85 anos durante roubo em Sorocaba

Paciente que levou disparo de arma de choque pede indenização de R$ 57 mil

Abono Salarial para nascidos de julho a dezembro será pago nesta terça

Exército investigará participação de Pazuello em ato político com Bolsonaro