25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Propaganda de Jaqueline que mostra condenações de Manga é liberada pela Justiça Eleitoral

Arquivo
Postado em: 03/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A Justiça Eleitoral julgou improcedente a ação do candidato Rodrigo Manga (Republicanos) sobre propaganda irregular no horário eleitoral gratuito, veiculada pela coligação “Sorocaba, força e união para crescer” (PSL, PSB, PSC, MDB e Patriota), da candidata Jaqueline Coutinho (PSL). Conforme a decisão da juíza Daniella Querobim, da 356ª Zona Eleitoral de Sorocaba, publicada nesta terça-feira (3), o comercial em questão não divulgou fatos inverídicos.

Na defesa do caso, a coligação “Sorocaba, força e união para crescer” anexou provas de todas as seis condenações que Rodrigo Manga teria recebido e que comprovariam a veracidade do conteúdo veiculado. “A propaganda afirma ao eleitor que Rodrigo Manga é indigno de fé quando diz estar disposto a fazer campanha limpa, mas, em verdade, desrespeitou a lei eleitoral por várias vezes em pouco tempo de campanha - tudo, frise-se, com base em decisões da Justiça Eleitoral”, afirmou a defesa.  

Desde o início da campanha eleitoral, Rodrigo Manga afirma que "tem sido alvo de seus adversários, por meio de inúmeros ataques e ações na Justiça. Os números mostram essa perseguição, na tentativa de atrapalhar a campanha positiva do candidato: já são 15 decisões favoráveis da Justiça à Manga, dentre várias ações contra o candidato, muitas delas ainda em julgamento". “Meus oponentes estão desesperados, buscando me atacar de todas as formas na tentativa sem sucesso de atrapalhar a minha campanha, porque eles reconhecem que não têm trabalho para mostrar, que só aparecem de quatro em quatro anos em época de eleição e que a população sabe disso e sempre esteve do nosso lado. O resultado nas urnas e o tempo se encarregarão de restabelecer a verdade de todas as coisas”, destacou Manga. “Eu vou seguir fazendo uma campanha limpa, com base em propostas de governo e sem ataques, ao lado da população, onde sempre estive nesses últimos oito anos. O nosso sentimento é de vitória”, completou.

No julgamento da ação, a juíza reconheceu que não haveria “fakenews” no programa eleitoral que mostrava as condenações contra Manga. “Regra é que a livre manifestação do pensamento na internet somente é passível de limitação quando ocorrer ofensa à honra de terceiros ou divulgação de fatos sabidamente inverídicos, e o exposto pelo representado, ao que consta – notoriamente, inclusive – não é inverídico,” determina a responsável pelo caso.

A juíza responsável pelo caso havia concedido um pedido de liminar que suspendeu, por hora, a veiculação do comercial de tv. Na decisão a favor de Jaqueline Coutinho, a magistrada da 356ª Zona Eleitoral de Sorocaba derrubou a liminar concedida anteriormente e liberou a divulgação do programa eleitoral.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Brasil é governado por um bando de maluco”, diz Lula em 1ª entrevista na prisão

Polícia Civil prende professor acusado de abusar de aluna em Sorocaba

41ª Festa Julina de Sorocaba faz história e reúne 200 mil pessoas com arrecadação recorde

Prefeitura interdita Aeroclube após recusa de desocupação do espaço

Consulta ao sistema de valores a receber fica disponível; confira como fazer

Ser ou fazer, eis a questão da modernidade feminina