16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Projeto HumanizAção já acolheu 164 pessoas em situação de rua neste ano

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 11/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Um dos principais desafios da atual administração municipal é dar suporte a toda a população, em especial aos mais vulneráveis socialmente. Nesse grupo, incluem-se as pessoas em situação de rua, às quais a Prefeitura, por meio da Controladoria Geral do Município, tem se empenhado diariamente em oferecer todo auxílio e atendimento. Para isso, desenvolveu o Projeto HumanizAção, articulando a participação de várias secretarias, tais como a Secretaria da Cidadania (Secid), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria da Saúde (SES), entre outras instâncias da administração municipal, em parceria com instituições do terceiro setor e a iniciativa privada.

Desde janeiro, equipes da Secid vêm realizando abordagens sociais às pessoas em situação de rua na cidade, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), do SOS (Serviço de Obras Sociais) e da Secretaria da Saúde (SES), com retaguarda do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Essas abordagens são feitas várias vezes ao longo da semana, em locais públicos de maior concentração desses grupos, como ruas do Centro da cidade, na região da Rodoviária e em algumas praças.

“Nosso objetivo é dar acolhimento e alternativas de vida a essas pessoas, resgatando sua dignidade. Para que elas possam sair das ruas e encontrar o apoio necessário para essa mudança, contamos com a parceria em acolhimento e atendimento social do SOS, além do suporte nas ações de abordagem da GCM e do Samu, este para as necessidades de atendimento em saúde”, afirma Clayton Lustosa, secretário da Cidadania.

Os encaminhamentos acontecem em várias vertentes, como a oferta de alimentação no Centro de Triagem; o acolhimento da assistência social, com o encaminhamento para o SOS; o trabalho das forças de segurança pública, feito pela Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Polícia Militar (PM); o suporte na área de trânsito, providenciado pela Urbes – Trânsito e Transporte; o respaldo da Secretaria da Saúde, com os serviços do Samu e do departamento de Saúde Mental, além do serviço de limpeza dos espaços públicos, em prevenção à Covid-19, a cargo da Serpo, entre outros.

O SOS é uma instituição em atividade há mais de 53 anos, reconhecida como de utilidade pública e premiada, onde as pessoas em situação de rua encontram mais que um abrigo temporário, mas também um lugar para se higienizar, com roupas limpas e esterilizadas, além de refeições, um local adequado para dormir e o principal: novas perspectivas. “Esses serviços são apenas um suporte. O principal é dar encaminhamento às principais necessidades dessas pessoas, como o retorno ao lar e a reinserção familiar, mesmo quando vindas de outras cidades. Com a ajuda do Centro de Triagem da Prefeitura, damos encaminhamento para que possam tirar sua documentação, quando necessário, ou recebam atendimento em saúde, inclusive saúde mental, além da busca por emprego”, informa Vanderlei da Silva, gerente administrativo e financeiro do SOS.

O controlador geral do município, João Alberto Corrêa Maia, que também participa das abordagens sociais, fala da importância desse auxílio do poder público em conjunto com as entidades. “Observamos também que muitos que estão aqui, mas não são do nosso município, têm o interesse de voltar à sua cidade de origem. Buscamos ajudar nisso também, oferecendo suporte para que essas pessoas consigam retornar para suas famílias”, fala.

A ação integrada com as forças de segurança pública, como a GCM, também é essencial para garantir a segurança de todos nessas abordagens, atuando nas situações em que possa haver porte de algum tipo de droga ou armas, além de identificar casos em que haja antecedentes criminais.

“É essencial estabelecer um diálogo e relação de confiança com as pessoas em situação de rua, para que a ajuda oferecida seja aceita e efetiva. Também estamos trabalhando na outra ponta, fazendo contato com grupos ou instituições que oferecem refeições e outros tipos de ajuda para que tudo isso seja oferecido no local adequado”, conclui o secretário Clayton Lustosa.

Um caso emblemático e que coroa o esforço de todo esse trabalho conjunto é o do Sr. José, que permaneceu nas ruas por mais de 20 anos, alimentando-se de restos de comida encontrados nas lixeiras e, por conta disso, apresenta vários problemas de saúde.

Após a atuação da Secid em parceria com os demais envolvidos, uma solicitação feita pelo próprio prefeito Rodrigo Manga, com quem o Sr. José conversou, ele aceitou o encaminhamento para o tratamento de saúde e hoje vive em uma residência terapêutica, onde recebe toda a assistência necessária.

Com as ações continuadas que têm sido realizadas, o Centro da cidade já começa a mudar de cenário. Já não se vê mais a quantidade de pessoas que antes dormiam lá, em situação precária, sob as marquises de lojas e bancos. As ações do Poder Público seguem diariamente, com o propósito de auxiliar na reinserção dessas pessoas na sociedade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apontado como assassino de Marielle, Ronnie Lessa firma acordo de delação

Inscrições para o Idea Lab do Parque Tecnológico de Sorocaba terminam hoje

Comissão marca para 3 de maio votação do parecer do Bolsa Família

Motorista de aplicativo é vítima de roubo à mão armada em Sorocaba

‘Nova CPMF’ vai incidir sobre todas as formas de pagamento, e não só eletrônicas

Presos esta terça, policiais acusados de matar Marielle prestam depoimento