Proporcionar capacitação, encaminhamento profissional, elevar a autoestima e incentivar o autocuidado de mães de crianças com necessidades especiais. Estes são os objetivos do Projeto Amare, iniciativa de profundo caráter social, que conta com o apoio da Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO), por meio do seu Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
Ao receber o diagnóstico de um filho especial, muitas mães transformam sua rotina para dedicar tempo integral à criança, deixando de ter vida social, cuidar de si e até abandonando seus empregos para ficar em casa no apoio ao filho durante a rotina pesada de terapias e outras demandas.
Criado em 2022 por Hygor Duarte, presidente da ACSO e pai de um menino autista, e Laura Brugnerotto, coordenadora do CMEC, o Projeto Amare oferece cursos de capacitação profissional, em parceria com a Athon Ensino Superior, para mulheres neste perfil e que desejam uma recolocação no mercado de trabalho.
A proposta é que, formadas, as mães possam trabalhar no sistema home office ou com carga horária reduzida, no contraturno das atividades terapêuticas dos filhos. "É muito mais do que a capacitação e a recolocação das mães no mercado de trabalho. É o resgate de mulheres novamente para a vida.", comenta Laura Brugnerotto.
São oferecidos cursos em áreas como: Desenvolvimento Profissional - "Capacitação Contínua", Desenvolvimento Pessoal - "Eu comigo mesma" e Desenvolvimento humano - "Relacionamento, família e sociedade". A primeira turma formou 16 alunas, sendo que 3 já estão empregadas. Maior, a segunda turma formou 32 mulheres. Houve, ainda, uma terceira turma em 2023.