28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Programação de março traz 33 ações educativas de trânsito em Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 01/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), programou um calendário com 33 ações educativas de trânsito, para ocorrerem durante todo o mês de março, entre os dias 1 e 31/3. Ao todo, serão trabalhadas 16 temáticas diferentes, voltadas, tanto ao público infantil, quanto a adolescentes e adultos, sejam em escolas ou pontos estratégicos da cidade, todas elas gratuitas.

 

“Com o término do recesso escolar, retomamos as ações em escolas, com destaque aos espetáculos teatrais para crianças e jovens. Serão seis iniciativas desse tipo. Também, durante este mês de março, vamos enfatizar, ainda, questões voltadas à inclusão, em outras sete ações”, adianta a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

 

As duas primeiras atividades do mês já serão nesta quarta-feira (1), pela manhã e à tarde, aos alunos do Centro de Educação Infantil “Dona Zizi de Almeida (CEI-1), na Vila Espírito Santo. Na ocasião, haverá apresentação do teatro “Xô, acidente”. Enquanto, na sexta-feira (3), estudantes da Escola Municipal “Milton Leite de Oliveira”, em Brigadeiro Tobias, assistirão à peça “Superamarlinho”, ao passo em que o espetáculo “Deu Ruim” será mostrado no Sesi, do Mangal, na próxima segunda-feira (6).

 

“As atividades nas escolas são as únicas atrações exclusivas, direcionadas especificamente aos alunos de cada uma delas. As crianças agem como multiplicadores em suas casas, passando o conteúdo das apresentações para pais e outros familiares. As demais ações, em cruzamentos e outros pontos estratégicos na cidade, são para o público em geral e estão baseadas em abordagens a motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas”, explica o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

 

Entre os destaques da programação de março da Semob, também estão as ações de conscientização quanto ao uso de vagas preferenciais, que ocorrerão no estacionamento de hipermercados da cidade, nos dias 7 (Tauste – Av. Itavuvu), 8 (Confiança – Av. Armando Pannunzio) e 28 de março (Assaí – Bairro Santa Rosália), assim como uma blitz educativa, com esse mesmo propósito, na manhã do dia 9, na Avenida São Paulo (proximidades da Árvore Grande).

 

Outras atividades agendadas são: “Ciclista x Motorista – Blitz”, “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!”, “Limite de Velocidade – Pit stop”, “Celular – Emoji”, “Motociclista Seguro – Entrega segura”, “Faixa viva – Mímicos”, “Álcool x Direção – Garrafa”, “Cadeirinha/Cinto de segurança – Blitz”, “Motociclista Seguro – Painéis”, “Faixa viva – Cones”, “Celular – Blitz”, “Motociclista Seguro – Blitz” e “Fantoches – Xô acidentes”.

 

“O calendário de cada mês é definido de forma a contemplar ações para todos os públicos que compõem a mobilidade urbana. A conscientização é a palavra-chave desse trabalho, que é fundamental como forma de garantir um trânsito cada vez mais seguro, hoje e no futuro”, complementa o secretário.

 

O calendário completo das ações educativas de trânsito da Semob, para o mês de março, pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba). Por sua vez, o agendamento de palestras e teatros para abril, em escolas e demais locais de interesse, já pode ser solicitado pelo site da Urbes (www.urbes.com.br), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Basta “Abrir Manifestação” e preencher o formulário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba ganha mais uma unidade descentralizada do PAT a partir de segunda-feira

Presa por posse ilegal de arma e desacato, advogada ameaçava policiais e juiz

BRT informa que removerá 90 árvores durante obras na av. Itavuvu; compensação ambiental será feita

STJ decide que acusados por incêndio e tragédia na Boate Kiss vão a júri popular

Lashana Lynch, a nova 007, diz que filme pretende afastar ‘masculinidade tóxica’

Ex-presidente do Peru se mata ao receber ordem de prisão por caso da Odebrecht