28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

HumanizAção realizou mais de cinco mil abordagens no primeiro semestre de 2023

Foto: SECOM
Postado em: 07/07/2023

Compartilhe esta notícia:

O programa “HumanizAção” foi criado e colocado em prática, pela atual Administração, desde o início de 2021, com o objetivo de atender, com um olhar humanizado, as pessoas que se encontram em situação de rua no município. Assim, a partir de abordagens sociais especializadas, essas pessoas são ouvidas, identificadas suas necessidades mais urgentes, levando em conta aspectos de assistência social e saúde, e feitos os encaminhamentos adequados para cada caso, sempre havendo a concordância da pessoa atendida.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

Somente em 2023 já foram realizados 5.024 abordagens sociais, que resultaram no total de 4.868 encaminhamentos aos serviços de assistência social e saúde proporcionados pelo programa, considerando que cada indivíduo pode receber mais de uma abordagem e mais de um encaminhamento, ao longo desse período.


Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

 

Ações diárias, de domingo a domingo


“A efetividade das ações do ‘HumanizAção’ se devem, também, em grande parte, à sua constância. Por isso mesmo, nossas equipes estão disponíveis e realizando esse trabalho de domingo a domingo, inclusive aos feriados, com ações várias vezes ao dia e, ainda, atendendo às informações transmitidas pelos munícipes sobre pessoas em situação de rua que necessitem de auxílio”, informa o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

 

Nesta quarta-feira (5), as equipes do programa “HumanizAção” realizaram, mais uma vez, as abordagens sociais especializada às pessoas em situação de rua. Foi feito um total de 62 atendimentos e 35 encaminhamentos de pessoas que aceitaram para acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

 

Foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Praça Frei Baraúna, Rua da Penha, Rua Padre Luiz, Rua Álvaro Soares, Praça do Relógio, Praça Castro Alves, Praça do Canhão, Praça Coronel Fernando Prestes, Rua Pará, Rua Nicolau Fernandes, Rua Orlando Bismara, Av. Elias Maluf, Rua Domingos Teruz, Praça Vereador Toninho Pinto, Av. Pereira da Silva, Rua Odila Proença Vieira, Praça do Bombeiro, Ponte Pinheiros, Praça D. Tadeu Strunck, Av. Dom Aguirre, Av. J. J. Lacerda, Rua Sete de Setembro, Av. General Carneiro, Rod. Raposo Tavares, além de imediações da UPH Zona Norte, SOS (Serviço de Obras Sociais), Rodoviária, Mercado Municipal e Céu das Artes.

 

Saiba como você pode ajudar


A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sedu divulga Plano de Formação Continuada 2021 para os profissionais da Educação

Alemanha registra recorde de casos diários de Covid-19 em seis meses e preocupa especialistas

Guarda Municipal interrompe festa Rave com cerca de 500 pessoas em São Roque

Romu detém acusado de tráfico no bairro Santa Marta

Votorantim registra mais 13 casos de Covid-19, entre eles um óbito

Quase 60% dos sorocabanos adultos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19