26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Programa “HumanizAção Inverno” percorre 41 pontos de Sorocaba e garante acolhimento a 24 pessoas em situação de rua

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 01/08/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba realizou mais uma ação social do programa “HumanizAção Inverno”, que ocorreu das 19h30 de sexta-feira (30) até as 3h deste sábado (31), em 41 pontos da cidade. Foram abordadas pelas equipes 46 pessoas em situação de rua abordadas e 24 aceitaram o acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), sendo 20 homens e quatro mulheres. Também foram doados oito cobertores a pessoas abordadas durante a ação, que realmente não aceitaram atendimento social.

 

As equipes percorreram a região central da cidade, como Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Viaduto Jânio Quadros, Rodoviária e o Centro de Triagem, mas também atenderam a 34 informações recebidas sobre pessoas em situação de rua em diferentes bairros da cidade, como Vila Fiore, Barcelona, Jardim Saira, Vila Carol, Mineirão, Campolim, Vila Assis, Paineiras, entre outros.

 

As ações são realizadas, diariamente, por equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania e do SOS, contando com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

 

Munícipes também podem colaborar, ligando para os telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid) e informando os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua, necessitando de acolhimento e cuidados. Também é possível contribuir, doando alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

 

Abrigo aos animais

 

As equipes da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), também estão realizando atendimentos aos animais que estão nas ruas, para abrigá-los do frio, seja com a entrega de “casinhas”, cobertores e ração, muitos deles doados ao programa por entidades ligadas à causa animal e pela população. No caso de animaizinhos de estimação de pessoas em situação de rua que aceitam ser atendidas no SOS, é ofertado também ao cãozinho o acolhimento noturno, em uma das Unidades de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema.

 

Na sexta-feira (30), durante o dia, a Sema atendeu a inúmeros chamados dos munícipes, em diferentes pontos da cidade. Um atendimento especial foi feito a uma cachorra prenha, que estava na Rua Nilza Zilah Silvatti Viana, no Conjunto Habitacional Julio de Mesquita Filho. Uma equipe foi até lá e encontrou a cachorrinha já com seus 10 filhotes, que tinham nascido provavelmente na noite anterior. Todos os animais foram levados a uma Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, onde estão recebendo todos os cuidados veterinários necessários e serão disponibilizados, em breve, para adoção, após igualmente serem vacinados e vermifugados.

 

Já, neste sábado (31), no período da manhã, a equipe da Sema atendeu a casos de animais na rua em frente à Feira da Barganha e na Rua Jorge Occol, no bairro Maria Eugênia. Lá, os seis animais receberam “casinhas” e cobertores para se abrigarem do frio.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aplicativo ConecteSUS é restabelecido, diz Ministério da Saúde

Operação Legalidade embarga loteamento clandestino e multa obra no Genebra

Sorocaba cresce 15 vezes em geração de empregos no acumulado até novembro de 2021

Suspeito de participar de quadrilha que roubou R$ 1,5 milhão em carros novos em Sorocaba é preso

Unimed é a única instituição privada de caráter não filantrópico do interior a realizar transplantes de medula óssea por meio do SUS

Caixa paga nesta quarta-feira mais uma etapa do Auxílio Emergencial