09 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Programa “Casa Digna” inicia estudos para regularização fundiária de mais cinco bairros de Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Servidores municipais da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) acompanharam, na última segunda-feira (21), os técnicos do programa “Casa Legal”, do Governo do Estado de São Paulo, para o início dos estudos de regularização fundiária de imóveis que se encontram em situação informal, nos bairros Jacutinga, Iporanga 1, Iporanga 2 e Parque do Carmo, além dos estudos ambientais no Parque das Laranjeiras.

 

A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio do programa “Casa Digna”, e o Governo do Estado, com recursos do programa “Cidade Legal”, beneficiando mais de 900 famílias.

 

“A regularização dos núcleos antigos da cidade é prioridade e está no Plano de Governo do prefeito Rodrigo Manga, mas é importante destacar que nem todas as áreas podem ser atendidas dessa forma, principalmente os locais não consolidados de construções antes de 2016”, enfatiza o secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Tiago da Guia.

 

O programa “Casa Digna” é coordenado pela Sehab. Por meio da regularização fundiária, a Prefeitura de Sorocaba garante o direito social à moradia, a segurança jurídica do morador e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana. Com o título de posse do imóvel, o cidadão pode viabilizar sua comercialização.

 

“Essa primeira etapa consiste em levantamento técnico, diagnóstico das ocupações, bem como em breve relato dos moradores e análise preliminar da infraestrutura no entorno da área. Após essas análises, serão necessários levantamentos topográficos, documental e histórico do núcleo e do entorno, além do estudo ambiental”, explica o secretário da Sehab, Tiago da Guia.

 

A Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária destaca que, neste momento, nenhum servidor irá até as residências para colher qualquer documento e os moradores não precisam se preocupar em ir até a secretaria para isso, pois quando chegar essa fase do processo, os mesmos serão avisados com antecedência.

 

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-7287 ou pelo e-mail: sehab@sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após pressão do Supremo, PGR pede inquérito para apurar prevaricação de Bolsonaro no caso Covaxin

Testes da vacina do Instituto Butantan devem começar no dia 20 de julho

Perícia a distância do auxílio-doença do INSS terá início dia 16

Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos

Bolsonaro defende redução da carga tributária no Brasil

Atividades da 2ª edição da Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba ocorrem até domingo