24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Professores usam preto e recusam aplaudir secretário em evento sobre novas apostilas

Postado em: 04/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Alana Damasceno

Professores da rede municipal de ensino de Sorocaba apareceram vestidos de preto, cor símbolo de luto, para receber o treinamento sobre o novo sistema de ensino proposto pelo governo do prefeito José Crespo (DEM), que utiliza as apostilas do Sesi. Eles também recusam aplaudir a apresentação e o secretário de Educação, André Gomes, que comanda o evento.

O treinamento ocorre nesta manhã de segunda-feira (4) na Arena Sorocaba. Chamou a atenção o fato de grande parte dos docentes aparecerem vestidos de preto. “Usamos preto em protesto contra a implementação desse material. Essa é a opinião da maioria dos professores. Eles [a secretaria de Educação] estão defendendo a ideia, ninguém está batendo palma após as falas do secretário, gestores e pessoal do Sesi”, revelou um dos professores que terá sua identidade mantida em sigilo.

“Nossa rede possui um excelente resultado nas avaliações externas. Isso demonstra um bom trabalho com o livro que vinha de forma gratuita do PNLD [Programa Nacional do Livro e do Material Didático]”, complementa.

width=720

Devem participar da ação realizada nesta segunda todos os professores da rede municipal, sendo 1.300 durante a manhã e outros 1.300 durante a tarde. O foco é a apresentação do material do Sesi comprado pela prefeitura, por cerca de R$ 8 milhões, para que o corpo docente aplique seu conteúdo nas salas de aula.

Dentro de algumas semanas haverá ainda a formação para os professores, porém a realidade nas escolas municipais não condiz com as ações tomadas pela secretaria, revela um docente. “Temos enfrentado muitos problemas estruturais, falta de contratação professores efetivo, material básico de trabalho. Foram gastos mais de 8 milhões neste material, acreditamos que esse dinheiro poderia ter outro investimento”, lamenta.

Outra crítica feita por parte dos professores é a falta de diálogo da secretaria de Educação, que tem como chefe da pasta André Gomes, com o corpo docente. “A forma como foi implementado também incomodou muito. As formações ocorrerão durante o ano, serão apenas quatro”.

width=720

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia da Saudade, em 30 de janeiro - Confira a coluna de Vanderlei Testa

Saae implanta rede de água no bairro Ana Maria

Traficantes são presos com drogas avaliadas em aproximadamente R$ 60 mil

Uber se manifesta sobre caso de advogada estuprada após viagem a Votorantim

Programa de Jaqueline que dá assistência a moradores de rua realiza primeira edição

Deputado Luis Miranda afirma ter recebido oferta de propina para não atrapalhar contrato da Covaxin, diz revista