Na noite da sexta-feira, dia de São João, 24 de junho, o Gabinete de Leitura de Sorocaba abriu as suas portas para o lançamento do livro: “Aldo Vannucchi, O Legado de um Educador”, escrito pela jornalista Ana Glória Douetts Diniz. Conheço o professor Aldo Vannucchi desde os meus tempos de faculdade de administração de empresas da Fundação Dom Aguirre. Isso lá em 1970. Não existia a Universidade de Sorocaba. O professor Aldo era um entusiasta para concretizar o seu sonho de trazer a Sorocaba a universidade que hoje todos os estudantes se orgulham em estudar nos inúmeros cursos disponíveis. A vida do professor Aldo relatada nessa obra da aluna de jornalismo que defendeu na sua conclusão de curso um extenso currículo do então reitor da Universidade de Sorocaba, está agora disponível aos leitores.
O professor Aldo Vannucchi que já foi aluno do Seminário São Carlos Borromeu como um de seus seminaristas, se ordenou sacerdote e exerceu essa missão na Diocese de Sorocaba. Posteriormente ao seu desligamento por vontade própria, o professor seguiu na área da educação com a sua sabedoria transmitida aos alunos de Sorocaba. Com 94 anos de idade, o mestre de milhares de estudantes da cidade é também um escritor nato, tendo lançado obras contando a vida do saudoso bispo Dom José Carlos de Aguirre.
Um homem do bem que só fez o bem, descrevo o professor Aldo na nossa amizade de décadas. Sempre o coloquei como um parâmetro de testemunha cristã. Um abnegado às causas dos mais necessitados, defensor do ser humano como pessoa que precisa ser respeitada, Aldo Vannucchi é um exemplo a ser seguido. Nas suas gestões na reitoria da Uniso e depois como assessor da diretoria trazia as suas ideias e sugestões para novos cursos e modernidade do ensino superior. Hoje quando acessamos a entrada da universidade, merecidamente encontramos o seu nome como homenagem dada em vida à essa instituição que é uma das maiores do Estado de São Paulo.
Na foto que ilustra a capa do livro, Aldo Vannucchi tem o olhar sereno e brilhante, encarando com o seu sorriso meigo e generoso os leitores que farão uma aventura por sua vida desde a sua infância. A jornalista e advogada Ana Diniz está de parabéns por essa iniciativa que mais uma vez eternizará em palavras escritas no seu livro, um dos melhores educadores de Sorocaba.
Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no portal jornal Ipanema.