19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon Sorocaba reforça orientações sobre compras pela internet

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/08/2022

Compartilhe esta notícia:

O Procon Municipal de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura, reforça orientações importantes sobre compras pela internet e alerta os consumidores a ficarem atentos com publicidades enganosas, sobretudo quanto a sites falsos.

Tanto é que, em 2021, foram registradas 692 reclamações envolvendo problemas com compras pela internet e, em 2022, até o momento, são 281 casos.

Geralmente, fraudadores utilizam sites quase idênticos aos originais de lojas famosas para obter os dados das pessoas. Pode aparecer um erro de senha ou um recadastro para conseguir dinheiro com pagamentos de boletos e os dados do cartão de crédito. Não existe diferença, nos dois casos, e o consumidor é vítima de golpe on-line.

“O site é identificado como falso quando, no momento de abrir o link, este não condiz com a loja e os selos de segurança, quando existem, são figuras estáticas, logotipos que não são clicáveis. Outro detalhe é que os sites confiáveis geralmente possuem um “cadeado” ao lado esquerdo do endereço eletrônico”, explica a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

 

Um cuidado extra também é necessário com links, SMSs (mensagens) ou e-mails enviados. O consumidor não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. “É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais, bem como se certificar, sempre, da origem da informação e consultar o CNPJ da empresa, endereço físico e canais de atendimento (SACs)”, complementa. É importante verificar se o boleto da compra está com o CNPJ da empresa, e não com um CPF.

 

Outro mecanismo de proteção é evitar rede de internet aberta, além de usar gerenciador de senhas, verificar mensagens suspeitas, estar atento às permissões concedidas aos aplicativos, sempre pesquisar a reputação desses aplicativos e consertar o celular em lojas autorizadas. Segundo o Procon Sorocaba, o cuidado com as senhas é fundamental, então, não se deve fornecer senhas de acesso e pagamento a desconhecidos e não deixá-las armazenadas no celular ou computador.

 

“Outro indicativo é que preços muito abaixo do mercado podem implicar em problemas ao consumidor, como golpes, fraudes e mercadoria falsificada”, aponta a superintende do Procon Sorocaba.

 

Em caso de o consumidor ser lesado, ele deve registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, para que a situação fique registrada, assim como bloquear os cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços financeiros que considere que podem estar expostos.

 

Pode, inclusive, abrir uma reclamação no Procon e, a partir dessa formalização, o órgão pede esclarecimentos ao site verdadeiro e à operadora do cartão, encaminhando os documentos probatórios.

 

Os consumidores que necessitem de atendimento do Procon Sorocaba, para dúvidas, orientações ou denúncias, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 99198-2958. Reclamações também podem ser feitas pelo site: www.consumidor.gov.br ou, presencialmente, na unidade sede do órgão, que fica na Av. Antônio Carlos Comitre, 331, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Ou, ainda, nas unidades da Casa do Cidadão: Ipanema (segunda a sexta-feira, das 9h às 16h), Nogueira Padilha (terças e quintas-feiras, das 9h às 16h), Shopping Pátio Cianê (de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h). Já, a agenda de atendimento do Procon Móvel é divulgada semanalmente pelos canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba e também pode ser obtida pelo WhatsApp.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Shopping Cidade Sorocaba realiza festa junina entre os dias 22 e 25 de junho

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira de morte

UBSs em Sorocaba seguem com todas as vacinas disponíveis e horário estendido de atendimento

Cid Gomes vai ao TSE para impedir que Bolsonaro use seu discurso na TV

Frota anuncia nesta sexta, ao lado de Doria, que vai para o PSDB

Queiroz e outros ex-assessores de Flávio Bolsonaro são alvo de operação no Rio