20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon Sorocaba realiza ação para auxiliar moradores dos residenciais Carandá e Altos do Ipanema

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 24/05/2021

Compartilhe esta notícia:

O Procon Sorocaba finalizou, na sexta-feira (dia 21), uma ação nos residenciais Carandá e Altos do Ipanema, com o intuito de auxiliar os moradores a resolverem problemas relacionados à cobrança de juros abusivos nas taxas de condomínio, por parte das empresas garantidoras dos conjuntos habitacionais. O atendimento ocorreu no Procon Móvel, no estacionamento da UBS Carandá, desde a última quarta-feira (dia 19).


A iniciativa surgiu de uma reunião realizada entre o Procon Sorocaba, a Ouvidoria Geral do Município e os representantes dos moradores dos residenciais, quando foi definida a estratégia para disponibilizar atendimento a cerca de três mil famílias que vivem nesses conjuntos habitacionais.


Desde o início de maio, o Procon disponibilizou ferramentas para que os moradores, que assim desejassem, efetuassem suas reclamações, relatando detalhadamente os problemas que têm tido com as empresas garantidoras.


Na ação, a equipe do Procon Sorocaba finalizou os processos de reclamações, por meio do registro oficial da reclamação e assinatura dos moradores. Até o momento, foram registradas, aproximadamente, 200 reclamações. Além disso, a equipe conversou com a população, esclareceu dúvidas e prestou orientações.


“Estão previstas novas ações para atender aos bairros ainda neste mês de maio. Assim que finalizarmos os atendimentos, vamos reunir os documentos e emitir um parecer indicativo ao Ministério Público, de modo a auxiliar na resolução dos problemas dos moradores”, afirma a superintendente do Procon de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.


O Procon, da Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura de Sorocaba, é de extrema importância para a proteção e a defesa dos direitos e deveres do consumidor, sendo um importante veículo de valorização e respeito à cidadania.


Por meio dos serviços, o órgão possibilita prevenir e evitar conflitos nas relações de consumo, informar e conscientizar toda a população (consumidores e fornecedores) sobre seus direitos e deveres, proteger e defender os consumidores, promover a harmonia nas relações de consumo, apresentar aos consumidores alternativas para otimizar suas escolhas no momento das compras, auxílio no gerenciamento dos gastos e do orçamento, evitar conflitos, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo comércio e pela indústria, por meio do conhecimento, da observação das leis e dos direitos do consumidor.


A população pode tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias ao Procon Sorocaba pelos endereços eletrônicos: https://www.procon.sp.gov.br/sorocaba/ e www.consumidor.gov.br; pelo telefone: 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pelo WhatsApp: (15) 99198-2958. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Operação Saturação” coíbe novamente “pancadões” entre sábado e domingo

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos

Sob pressão de ideológicos, Feder diz que recusa convite de Bolsonaro para o MEC

Prefeitura define a empresa responsável pelo concurso público da Educação

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

Pobres e negras estão na ponta da superexploração do tráfico de drogas