20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon orienta sobre viagens canceladas aos EUA devido ao furacão Dorian

Postado em: 03/09/2019

Compartilhe esta notícia:

A chegada do furacão Dorian nos Estados Unidos nesta segunda-feira (3) tem provocado o cancelamento de centenas de voos sobretudo com destino a cinco aeroportos da Flórida, um da Carolina do Norte e outro de Atlanta. Pro conta dos cancelamento e até mesmo atrasos nos voos, o Procon Sorocaba esclarece que, mesmo não sendo causadoras dos transtornos, as companhias aéreas ou agências de viagem devem prestar toda assistência para minimizar os transtornos ocorridos.

A recomendação é que, antes de se dirigir para o aeroporto, entre em contato com a companhia aérea para verificar a situação do voo, ou seja, se haverá atraso ou cancelamento. Nesses casos, o passageiro tem direito a informação prévia quanto ao cancelamento do voo, nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas; ter prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino; ser direcionado para outra companhia (sem custo); restituição da quantia paga pelo cancelamento da passagem ou, ainda, hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte entre sua residência e aeroporto.

Além disso, também tem direito ao ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões; caso o atraso tenha causado algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento…), o consumidor poderá pedir reparação junto ao judiciário;

O Procon explica que todas estas possibilidades devem ser garantidas sem prejuízo do acesso gratuito à alimentação, utilização de meios de comunicação e transporte. Para isso, o consumidor deve guardar comprovantes de eventuais gastos que teve em decorrência do atraso e/ou cancelamento, com refeições, hospedagem, entre outras.

“A orientação é que o consumidor procure pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para fins de verificar as soluções oferecidas. Se não conseguir resolver diretamente com a empresa, deve procurar o Procon Sorocaba”, orienta o Superintendente do órgão em Sorocaba, Laerte Molleta.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Se a PF prendeu, tem um motivo, diz Bolsonaro sobre ex-ministro da Educação

Pagamento à vista do IPVA começa a vencer nesta segunda

75% dos eleitores na cidade de SP são contra volta às aulas, diz Datafolha

Brasil tem janela de oportunidade para conter coronavírus, diz OMS

Doenças raras têm sido prioridade do governo, diz ministro da Saúde

Igrejas fazem lobby com Bolsonaro para evitar taxas e desafiam plano de Guedes