19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura usa perfil oficial para desmentir Manga sobre Santa Casa; vereador diz que vai "mostrar print"

Reprodução / Facebook
Postado em: 15/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba publicou em seu facebook oficial uma nota em que desmente o vídeo feito pelo vereador Rodrigo Manga (Republicanos), em que o parlamentar dizia que a Santa Casa estava com poucos pacientes internados e que as autoridades "estão enganando a população". De acordo com a publicação da Prefeitura, a informação é falsa e mentirosa.

O vereador, também por meio das redes sociais, prometeu para esta sexta-feira (15), às 20 horas, fazer uma transmissão ao vivo e "desmascarar" a Prefeitura. Manga afirmou que vai mostrar um print (imagem da tela) do celular, com mensagem de um diretor da Santa Casa falando que a unidade tem poucos atendimentos sobre o Coronavirus.

O Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan Sorocaba repercutiu o vídeo de Manga. Os vereadores Anselmo Neto (Podemos) e Fernando Dini (MDB) rebateram as acusações de Manga.

Porém, a repercussão das afirmações do vereador, que é pré-candidato a prefeito, fez a Prefeitura se manifestar oficialmente. 

Entenda o caso

Na noite desta quinta-feira (14), o vereador Rodrigo Manga postou um vídeo em suas redes sociais filmado em frente à Santa Casa de Sorocaba. Nele, o vereador disse que tinha informações de uma pessoa ligada ao Hospital de que apenas 6 pacientes estariam internados na unidade, ainda longe da capacidade do Hospital.

Com base nessa informação, Manga afirmou que a Prefeitura deveria atuar para acabar com a quarentena na cidade e também que os gastos com o Hospital de Campanha, segundo o vereador de R$ 6 milhões de reais até o momento, eram um "absurdo com a população". 

Ainda de acordo com o vídeo de Manga, as "autoridades estão enganando a população". Ele se referia aos números divulgados pela Prefeitura sobre a doença e o nível de internação dos Hospitais.

Hoje (15) pela manhã, o padre Flávio Miguel Júnior, gestor da Santa Casa, enviou uma breve nota ao Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan Sorocaba, em que afirmava que a Santa Casa tem uma média superior a 70% dos leitos destinado ao combate à Covid-19 ocupados.

O vereador Anselmo Neto, líder da Comissão de Combate à doença na Câmara Municipal, afirmou estar indignado com a postura do colega nas redes sociais. "Eu me sinto mal como vereador quando vejo um outro vereador fazendo populismo nas redes sociais, enquanto nós estamos trabalhando, ouvindo os envolvidos, todos os dias na Câmara Municipal. Por que ele não participa deste trabalho?", questionou Anselmo.

Segundo ele, Manga presta um desserviço à sociedade. "Ele utiliza dados que saem da cabeça dele. Uma hora ele fala em R$ 3 milhões, depois 4, 5, 6. Até agora, consultar o portal da Transparência, você vai ver que não tem esse gasto lá", afirmou Anselmo.

Rodrigo Manga não se manifestou, mas prometeu ainda para esta sexta-feira (15) mostrar seu posicionamento em uma live na sua rede social.

A Prefeitura de Sorocaba fez um post também rebatendo as afirmações do vereador. Leia a nota completa:

São falsas e mentirosas as informações e números apresentados por um vereador sobre a situação de atendimento de pacientes da Covid-19 atendidos na Santa Casa. A Prefeitura de Sorocaba lamenta que, num momento tão delicado na vida das pessoas, alguns agentes políticos se preocupem em criar tumulto e divulgar informações sem fundamento.

A VERDADE: No dia 14/05, o setor de Enfermaria da Santa Casa, dos 30 leitos contratados pela Prefeitura para atendimento Covid-19, 23 estavam ocupados.
Internados na UTI, dos 20 leitos contratados, 14 estavam ocupados.
Do total de 37 pacientes internados, seis pacientes são presidiários.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento abordará soluções em armazenamento de energia, eletromobilidade e hidrogênio verde

6º Expo Museu Sorocabano 2 Rodas acontece na Estação Cultural nos dias 28 e 29 de outubro

Butantan negocia compra de mais 20 milhões de doses da Coronavac, diz Doria

Jaqueline segue Doria e anuncia reabertura de salões e bares em Sorocaba

Cânion se desprende, atinge lanchas e deixa 5 mortos em Capitólio (MG)

Com ajuda de companheira, mãe mata e esquarteja filho de 9 anos