01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura resgata dez cães, entre adultos e filhotes, em situação de maus-tratos na Zona Norte

Foto: divulgação
Postado em: 20/10/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), resgatou, na tarde desta quarta-feira (19), 10 cães da raça Pit Bull, sendo cinco adultos (três fêmeas e dois machos) e cinco filhotes, em situação de maus-tratos, em uma residência na Vila Fiore, na Zona Norte da cidade. A ação foi realizada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, com todo o apoio da Spaso (Associação Protetora dos Animais de Sorocaba) e o envolvimento do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA).


A Polícia Militar e a ONG receberam a denúncia da psicóloga Cauãna Marin, vizinha do imóvel, na terça-feira (18). O órgão de segurança ficou à frente do caso, tomando as primeiras providências necessárias. A moradora tinha ouvido choro alto e constante de um dos cães e foi até a residência verificar o que estava ocorrendo. O tutor não estava no momento, mas ela conversou com um dos familiares que a deixou entrar na residência. Ao entrar, ela encontrou dois cachorros atacando uma fêmea e também presenciou galinhas que estavam sendo atacadas pelos cães.


Já, nesta quarta-feira (19), durante a ação de resgate, ainda no imóvel, os animais foram avaliados por médicos veterinários da Sema e da ONG, que coletaram sangue de todos os cães adultos. Eles apresentavam baixo escore corporal, todos magros com costelas aparentes, com a presença de ectoparasitas e estavam em um ambiente precário e insalubre, com muitos dejetos dos animais. Uma das fêmeas, que foi atacada pelos cães do imóvel, estava com várias lesões cutâneas, de gravidade moderada a intensa, e já recebeu medicação. Os cães filhotes, aparentemente, estavam bem.


Os animais foram levados à Unidade de Proteção e Bem-Estar da Sema, no Jardim Zulmira, e receberão todos os cuidados necessários, com suporte de exames clínicos da ONG Spaso. Somente após a completa recuperação, serão disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa municipal permanente “D + uma chance. Adote uma Vida!”.


Em torno de 20 gatos continuam sob a responsabilidade do morador. Em princípio, todos estão bem e, no momento do resgate, havia ração e água para os felinos. O Poder Público seguirá acompanhado de perto o caso, com monitoramento dos gatos, para verificar a situação desses animais.


A Sema informa que o tutor será responsabilizado por toda a situação de maus-tratos, com autuação amparada na Lei Municipal nº 9.551/11. Um vídeo, inclusive, comprova que o tutor utilizava arma de choque nos cães. A multa pode chegar até R$ 4 mil por animal que é vítima de maus-tratos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Blitz da Fumaça Preta registrou 24 veículos em situação irregular

Ser de grupo de risco para a Covid-19 ou estar em isolamento não tira obrigatoriedade do voto

Lojistas de carros em Sorocaba se reúnem para protestar contra aumento do ICMS

Jaqueline se reúne com diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

PM que aparece em vídeo agredindo jovens de Paraisópolis é afastado das ruas

Chuva de terça ameniza temperatura, mas rodízio de abastecimento continua