20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura recebe inscrição para o Mutirão de Castração na região do Lopes de Oliveira até sexta-feira

Postado em: 09/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Os moradores de 11 bairros da região do Lopes de Oliveira podem inscrever seus animais para o Mutirão de Castração de cães e gatos até esta sexta-feira (10). O cadastro deverá ser feito, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Educação Infantil “Nathália Orejana” (CEI-117), localizado na rua Alpheu Castro Santos, s/nº, no Jardim Rodrigo. As vagas são limitadas.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a iniciativa visa reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem mais de 200 mil cães e gatos.

O mutirão contemplará cães e gatos de moradores dos bairros Lopes de Oliveira, Jardim Betânia, Jardim Califórnia, Vila Helena, Jardim Itapuã, Jardim Luciana Maria, Jardim Marcelo Augusto, Jardim Monterrey, Jardim Rodrigo, Jardim Santa Helena e Jardim Sol Nascente. As cirurgias ocorrerão nos dias 13 e 14 de janeiro no CEI-117.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, responsável pela ação, enfatiza a importância de quem se inscrever para levar seu animal de estimação no mutirão compareça no dia e horário agendado para a cirurgia. Em caso de ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

Para realizar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome. Outras informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Cuidados para castrar os animais

Para a castração, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a V8

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guarda Civil Municipal apreende pipas e carretéis de linha com cerol na Zona Norte

Votação de pedido para antecipação de feriados em Sorocaba é adiada

Projeto Encontro Cultural trás shows gratuitos à praça Frei Baraúna

Tecnologia, Administração e Enfermagem lideram o ranking do Vestibulinho de 2022

Sorocaba receberá investimento de R$ 1 bi em empreendimentos imobiliários com criação de mais 1,2 mil empregos

A força do mercado sorocabano: prédio de 192 apartamentos é 100% vendido em seu lançamento