A Prefeitura de Sorocaba recebeu na manhã desta quarta-feira (15) sete respiradores destinados pelo governo de São Paulo ao atendimento de pacientes Covid e para melhorar a prestação de serviços médicos para outras condições clínicas nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte e Oeste, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden. Cada UPH recebeu dois respiradores; a UPA, três.
Segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o município já conta com 16 leitos com respiradores nas Unidades de Urgência e Emergência; cinco na UPA Éden; cinco na UPH Zona Leste, dois na UPH Zona Norte e quatro na UPH Zona Oeste. Com mais sete respiradores Sorocaba passa a totalizar 23 leitos de estabilização.
Anteriormente, Estado e Prefeitura divulgaram que o município receberia nove aparelhos, porém o PA Laranjeiras não possui rede de gás para a instalação desse modelo de respirador. Diante dessa situação, foi cancelada a entrega dos dois aparelhos que iriam para aquela unidade.
A destinação ocorreu após solicitação da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) que indicou à gestão paulista a necessidade dos equipamentos para fortalecimento da assistência à população.