23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura realiza chamamento de pacientes para cirurgias de catarata no Mutirão da Saúde

Foto: Michelle Alves/ Secom
Postado em: 08/06/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, na tarde desta terça-feira (7), o chamamento de pacientes para a etapa do Mutirão da Saúde referente ao início das cirurgias de catarata, em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

 

Ao todo, serão contempladas com os procedimentos cirúrgicos 701 pessoas. Parte delas, já começou a fazer a triagem na quinta-feira (26 de maio). Com todos esses atendimentos, a demanda será 100% atendida, zerando essa fila no município. Serão realizados mais 341 procedimentos médicos de estrabismo, igualmente em parceria com o BOS. Para tanto, as tratativas já estão em andamento.

 

O prefeito Rodrigo Manga salientou a importância desses atendimentos em saúde, que estavam represados, há anos, na cidade. “Buscaremos todas as soluções necessárias para zerar as filas por atendimentos na área da saúde, tendo em vista que esta é uma prioridade. Hoje é dia de anunciar o chamamento para as cirurgias de catarata e, em breve, virão outras boas notícias”, disse o chefe do Executivo.

 

“O BOS é uma instituição muito respeitada na área Oftalmológica. Tê-los como parceiros nessa missão de atender todas essas demandas cirúrgicas é motivo de orgulho para a nossa gestão e, sem dúvida, a garantia de qualidade na execução dos procedimentos”, destacou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

 

Aguardando a cirurgia há mais de dois anos, Sr. Jozias Fabiano, de 60 anos, comemorou o chamamento. “Não tenho palavras para agradecer por este momento. Estava esperando pela cirurgia, pois quero voltar a enxergar melhor, para poder dirigir novamente”, contou.

 

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, também estiveram presentes a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o vice-presidente do BOS, Pascoal Martinez, o diretor, Sérgio Gabriel e o superintendente, Edil Vidal. Também prestigiaram o ato os vereadores João Donizeti, Fábio Simoa, Cristiano Passos, Rodrigo do Treviso e Cícero João.

 

Demais ações do Mutirão da Saúde

 

Em parceria com o GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), já estão sendo feitos exames pelo Mutirão da Saúde, que totalizarão 37,8 mil procedimentos para atender às demandas que estão represadas, há anos, na cidade. São exames, como: tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografia, eletroencefalograma, angiotomografia, Raio X e ressonância magnética, no prazo de até 12 meses.

 

Somente no mês de maio, foram ofertados 3.579 procedimentos pelo Mutirão da Saúde, entre exames de ultrassom e ressonância magnética, consultas em diversas especialidades e pequenas cirurgias, totalizando mais de 2.500 atendimentos a pacientes que estavam em fila. Foram realizados, também, 994 atendimentos oftalmológicos e 900 tratamentos endodônticos. O absenteísmo médio dos pacientes às ofertas de procedimentos é de cerca de 30%, apesar dos esforços das equipes da saúde para contatos e confirmações de agendamento. Serão iniciadas, ainda, cerca de 500 cirurgias de vesícula e mais de mil cirurgias de hérnia.

 

As ações do Mutirão da Saúde, que tiveram início no dia 18 de fevereiro, já reduziram para zero, na primeira etapa, a demanda de pacientes que aguardavam a litotripsia a laser (lico laser). Até o momento, foram ofertados mais de 18 mil procedimentos à população, entre consultas, exames e pequenas cirurgias, com cerca de 13.500 atendimentos. Foram realizadas, em março deste ano, 194 cirurgias bucais na Policlínica Municipal “Edward Maluf”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Primeira madrugada de Carnaval em São Paulo tem 241 presos

Câmara dos Deputados aprova novas regras para o DPVAT, seguro obrigatório de veículos

Oito são presos durante mega-operação ‘Ducibus’ contra o tráfico de drogas

Homem é preso por tentar matar a ex-mulher, a filha dela e um bebê em Sorocaba

Operação da PM e MP prende três e apreende 6 mil porções de drogas

Prefeitura de Sorocaba anuncia retorno do programa “Médico da Família”