25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura orienta sobre as visitações aos cemitérios nesta segunda, dia de Finados

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 02/11/2020

Compartilhe esta notícia:

O Dia de Finados, celebrado no Brasil e em alguns outros países nesta segunda-feira, dia 2 de novembro, é um dia dedicado à memória de entes queridos que já se foram e faz com que centenas de pessoas, culturalmente, busquem os cemitérios para depositar flores, velas e seus sentimentos e orações em relação a seus queridos.


A data é inspirada em diversas tradições da antiguidade e que, a partir do Século 15, se espalhou pelo mundo na forma de um dia de veneração e respeito aos mortos. Quase todas as religiões, desde a pré-história, contam com um dia específico dedicado à essa memória.


Os cemitérios municipais públicos Saudade; Santo Antônio, Consolação e Aparecidinha e os privados Memorial Park e Pax, costumam receber milhares de visitantes no feriado de Finados. No ano passado, os cemitérios receberam aproximadamente 50 mil pessoas, cerca de 10% a menos do que no ano anterior.

 

De acordo com a Serpo, o número de pessoas circulando pelos espaços nessa época varia de acordo com o dia da semana no qual a celebração cai. Quanto mais próximo a final de semana, menos gente visita seus mortos; isso por conta da extensão de dias de descanso, com feriado prolongado, por exemplo.

 

Reabertura


Os critérios de observação das condições para essas visitas foram definidos por meio de Normativa que a Prefeitura de Sorocaba, no Jornal Município de Sorocaba.


A área destinada ao sepultamento de vítimas da Covid-19 no cemitério Santo Antonio estará isolada e fora do perímetro de visitação. Os visitantes poderão fazer suas orações, preces, acender velas e deixar flores aos entes, vítimas da Covid-19. Entretanto, isso só vai poderá acontecer respeitando-se a delimitação do espaço, a restrição da área que permite maior segurança.


O chefe da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, Eliseu Solyom dos Santos, recomenda, ainda, que aquelas pessoas consideradas do grupo de risco evitem fazer a visita na segunda-feira (02), já que os cemitérios poderão receber um número elevado de pessoas em circulação. Conforme disse, os cemitérios reabrem ao público a partir desse dia, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de visitação mais tranquila, com menos gente nos dias subsequentes.


A Serpo pede, também, que os munícipes que visitarão os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados para obter a localização da sepultura de seu ente e, assim, evitar fila na administração do cemitério. O horário de visitação será das 8hs às 16h30.

 

Flores e dengue


A Divisão de Zoonoses, preocupada com a previsão de chuvas nesses dias faz uma orientação acerca das homenagens de Finados. É importante que o cidadão tenha consciência de que a dengue é uma realidade e, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, as flores devem ser levados sem sacos plásticos, ou celofane. Outra medida importante é não utilizar pratos de vasos de plantas. O ideal é optar por vasos de plantas com furos embaixo, para escoar a água. Outra opção é o uso de flores artificiais, pois plantas naturais precisam de vaso com água. Essas medidas são de extrema importância para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo nome: população tem até esta quarta-feira para rebatizar o “Botão do Pânico”; vote

Na Cúpula do Clima, Bolsonaro promete duplicar recursos para fiscalização ambiental

Médico é preso por corrupção e posse de armas em etapa da Operação Hipócritas

Sugestão de ato na porta de quartéis exposta em rede social de Bolsonaro alarma militares

CPI vai pressionar Pazuello sobre terceiros, e Planalto teme depoimento de Ernesto

SP registra 6.045 mortes e 80,5 mil casos do novo coronavírus