Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura instala novo delimitador de altura de caminhões na Avenida Dom Aguirre

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 27/04/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, instalou mais um delimitador de altura de passagem de caminhões, desta vez, na Avenida Dom Aguirre, próximo à Praça Dom Tadeu Strunck, na pista em sentido ao  Centro.

 

O dispositivo tem o propósito de impedir os frequentes casos de veículos pesados, com altura acima de 4,3 metros, que circulam, de forma irregular, por essa via e ficam enroscados sob a ponte Francisco Dellosso e o pontilhão da linha férrea, não observando a sinalização indicativa existente nesse local, tampouco a legislação vigente.

 

Além do indicativo de regulamentação de altura, o dispositivo possui placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para que não siga com o veículo até o pontilhão. Neste caso, a indicação é acessar uma saída de retorno, logo após o dispositivo, que também serve de acesso de ônibus ao Terminal São Paulo.

 

O delimitador, desenvolvido pela Semob e pela Urbes, é semelhante àquele instalado na Avenida General Osório, em operação desde o dia 3 de março, próximo ao cruzamento com a Avenida Dr. Afonso Vergueiro, também  para evitar choques contra o pontilhão ferroviário.

 

Em caráter provisório, também existe um delimitador na Avenida Itavuvu, para passagem sob o viaduto que está sendo construído para interligar as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru, na Zona Norte da cidade. Este será retirado ao fim das obras, pois a altura do novo viaduto já foi projetada maior, para que não haja esse problema na passagem dos caminhões.

 

“Trata-se de um mecanismo que tem se mostrado eficaz, pois colisões desse tipo complicam o fluxo de veículos, gerando lentidão no trânsito e risco de acidentes. A ideia é colocar mais dispositivos desse tipo em outros pontos da cidade, que estão sendo analisados de forma criteriosa”, adianta o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.

 

O diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, complementa que a instalação do dispositivo é uma ação preventiva, que visa alertar os motoristas. “O Poder Publico está fazendo a sua parte e o motorista também deve fazer a dele, estando atento à sinalização e às demais regras de trânsito”, completa.

 

Vale lembrar que o motorista flagrado desrespeitando a legislação que veta a circulação de veículos pesados dentro da cidade, assim como o delimitador de altura, será multado em R$ 195,23 (grave), o que implica na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anvisa dá aval para retomar testes de vacina da Johnson & Johnson no Brasil

VÍDEO - "Momento de alegria", diz Manga sobre implantação da Escola Cívico-Militar em Sorocaba

Manga anuncia quatro novas empresas com geração de 1,5 mil empregos para Sorocaba

Votorantim libera vacina contra gripe para toda população a partir do dia 12

Bolsonaro muda discurso e agora diz que anunciará seus candidatos duas semanas antes da eleição

Prefeitura apura denúncia da Jovem Pan de quase cinco mil frascos de álcool em gel vencidos