19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura inscreve famílias no Programa Cidadania na Mesa até o fim de novembro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 26/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Até o dia 30 de novembro, todos os equipamentos de Proteção Básica e Proteção Especial disponibilizados pela Secretaria da Cidadania (Secid) estão realizando as inscrições de munícipes para o Programa Cidadania na Mesa. A ação está sendo feita por busca ativa, pelos próprios grupos de trabalho desses equipamentos, que envolvem os CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) do município, bem como as unidades do CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social), o Centro de Triagem, que atende pessoas em situação de rua, o CEREM (Centro de Referência da Mulher) e o CRI (Centro de Referência do Idoso). O objetivo dessa iniciativa é facilitar o acesso dos usuários a esse importante programa municipal. E, ainda, outras formas de divulgação desse programa estão sendo realizadas, de acordo com as características de cada unidade.

 

“Nossa abordagem aos usuários é também uma oportunidade de oferecer aos moradores locais informações sobre os vários programas disponíveis nas unidades, projetos e benefícios proporcionados em cada um desses equipamentos”, informa Ronaldo Canedo, coordenador do CRAS João Romão.

 

O Cidadania na Mesa é um programa municipal, gerenciado pela Secretaria de Cidadania (Secid), que integra as políticas públicas na área de Segurança Alimentar e Nutricional e Assistência Social, por meio de estratégias que visam à redução da fome e da pobreza, além do fortalecimento de ações que facilitam o acesso à alimentação e nutrição.

 

O programa prevê o repasse de 1.265 benefícios (cartões-alimentação), pelo período de quatro meses. As famílias beneficiadas são aquelas atendidas pelas unidades de Proteção Básica e Especial e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

 

Um dos requisitos é a família estar inserida no CadÚnico (Cadastro Único) atualizado, cuja renda seja de até meio salário mínimo per capita. Existem, ainda, outros critérios de pontuação dentro da seleção, tais como: pessoas com deficiências/doenças, idosos, crianças, pessoas em situação de rua e gestantes. O programa visa ofertar a autonomia às famílias em adquirir produtos alimentícios e/ou outros itens em quantidade necessária para atender as especificidades de cada família e nos estabelecimentos credenciados de sua preferência.

 

“A inclusão das famílias no Programa Cidadania na Mesa busca ampliar a proteção oferecida às famílias atendidas e, por isso, é tão importante que todas aquelas que necessitam desse apoio estejam inscritas no CadÚnico e mantenham atualizado esse cadastro”, ressalta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

 

O período de inscrições nesta etapa se encerrará no dia 30 de novembro. No CRAS João Romão, por exemplo, o atendimento está sendo feito preferencialmente em grupo para ofertar a acolhida, apresentar os demais serviços e esclarecer as dúvidas dos usuários.

 

Mais informações podem ser obtidas junto à Secid, pelo telefone: (15) 3212-6900.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba recebe evento pioneiro sobre direito e tecnologia voltado a startups

Governador Tarcísio viaja a Europa para apresentar projetos a investidores

Mais cinco casos de novo coronavírus são confirmados em Votorantim

Oficinas culturais reúnem literatura, fotografia e arte em encontros on-line

Festa Julina de Sorocaba é a primeira da região a trazer inclusão social em todos os dias do evento

Programa de acolhimento devolve crianças institucionalizadas ao núcleo familiar