25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura inicia montagem de estrutura do Carnaval um dia após licitação

Postado em: 22/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Um dia após o pregão presencial e antes da publicação do contrato de R$ 379 mil reais, a empresa Selt-Serviços de Estruturas e Locações Temporárias Ltda. já iniciou a montagem da estrutura para o Carnaval 2019 de Sorocaba. A empresa foi declarada vencedora da licitação pela Prefeitura nesta quinta-feira (22), mesmo sem ter apresentado a melhor proposta. A concorrente teve problemas de documentação e a desistiu de apresentar recurso, o que permitiu a adjudicação do processo.

A empresa, de nome fantasia Twenty segundo a Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), é a mesma empresa que venceu o registro de preços de alimentação para o gabinete do prefeito José Crespo, por R$ 676 mil, e é fornecedora da Prefeitura em serviços variados, que vão de aluguéis de tendas até os banheiros químicos das feiras livres.

Quem passa pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes pode ver a montagem das arquibancadas e camarotes para a festa. A Twenty será a responsável pela instalação de toda a estrutura, que de acordo com termo de referência do pregão presencial 124/2018 prevê arquibancadas descobertas para mil pessoas, fechamento do recinto com gradis, quatro cabines para jurados suspensas e cobertas, catracas, palanque para autoridades, banheiros móveis com 3 portas, banheiros químicos, geradores, caminhões para transporte de instrumentos, ônibus para o transportes de desfilantes, guinchos para a remoção de alegorias, tendas, caminhões de som, iluminação especial na pista e no recuo da bateria, além da instalação de uma sala de imprensa e outros itens que foram detalhados no documento.

O carnaval contará ainda com sistema de som especial, com dois carros de som, um sistema de som fixo na pista, um painel de led com o cronometro digital e um sistema elétrico especial para a instalação do sistema de iluminação.

A aglutinação de serviços foi questionada por uma das empresas licitantes. A prática, que não é recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado, pode gerar um preço mais alto, pois a comprar de serviços como transporte e iluminação de fornecedores especializados poderia ser mais vantajosa.

A empresa Luis Gustavo de Arruda Camargo EPP questionou qual a justificativa da Prefeitura para a atitude. A resposta das Secretarias de Cultura e Turismo, e Licitações e Contratos, foi de que os serviços são “interligados” e que a Prefeitura poderia “realizar um só contrato construindo uma base mais forte para facilitar as ações necessárias para um bom desenvolvimento do trabalho proposto”.

A empresa questionou também qual seria a quilometragem que os caminhões-baú solicitados para o transporte de instrumentos percorreriam, fator que impactaria no preço final. A Prefeitura informou que não tinha “essa informação até o momento, mas está dentro do município de Sorocaba”.

Com 11 escolas de samba inscritas para desfilar, o desfile das escolas de samba de Sorocaba será realizado nos dias 3 e 4 de março, com o teste geral marcado para o dia 2, todos na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes. Um fato que chama a atenção no edital da Prefeitura é a obrigação de apresentação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), apenas para às 17 horas do último dia da festa. A vistoria do local pelos bombeiros está marcada para 28 de fevereiro.

Participam da festa neste ano a Gaviões da Fiel, Unidos do Cativeiro, Estrela da Vila, Furiosa Real, Planeta Negro, Império do Parque das Águas, Terceiro Centenário, 28 de Setembro, Unidos da Zona Norte, Unidos do Habiteto e a Mocidade Independente de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PF prende na região de Sorocaba homem que divulgava pornografia infantil na internet

Ucrânia: Brasil vai manter posição de equilíbrio, diz Bolsonaro

Parte do talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais

Saae anuncia que zonas altas da cidade estão com o abastecimento prejudicado

Sepultamento de suspeitos ou vítimas do novo coronavírus é normatizado

Urbes volta a enviar notificações de infrações cometidas durante o isolamento aos motoristas