22 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura inicia instalação de mais um limitador de altura de caminhões na região central

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 28/12/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a instalação, nesta terça-feira (27), de mais um limitador de altura de passagem de caminhões e outros veículos maiores e pesados. Desta vez, o dispositivo está localizado nas proximidades da Praça da Bandeira, no acesso à Rua Luiz Gama.

 

O objetivo é evitar que veículos grandes e pesados, com altura acima de 3,3 metros e que circulam de forma irregular pela região central da cidade, mais especificamente pela Avenida Afonso Vergueiro e Rua Francisco Scarpa, fiquem enroscados sob o pontilhão ferroviário existente no local.

 

“As duas hastes de sustentação já estão afixadas nas calçadas e, nos próximos dias, será colocada a parte superior, equipada com placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para que não siga com o veículo até o pontilhão, logo à frente”, explica o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

 

O limitador foi desenvolvido pela própria equipe da Semob e é semelhante aos outros três equipamentos instalados com sucesso, neste ano, na cidade. Um deles fica na Avenida General Osório, próximo ao cruzamento com a Avenida Dr. Afonso Vergueiro. Dois estão na Avenida Dom Aguirre, sendo um deles na pista Centro/Bairro, próximo ao Terminal São Paulo, e um nas proximidades do cruzamento com a Rua Porphyrio Loureiro, na pista em sentido contrário.

 

“Em todos os locais em que foram instalados, o mecanismo tem se mostrado eficiente, como medida preventiva contra incidentes e para evitar complicações no trânsito, como lentidões e riscos aos motoristas. Vale lembrar que todos esses pontos já tinham sinalização de indicação de altura máxima, mas que infelizmente não era respeitada por muitos caminhoneiros. Ou seja, o limitador é uma ação preventiva complementar”, acrescenta o secretário.

 

O motorista flagrado desrespeitando a legislação, que veta a circulação de veículos grandes e pesados dentro da cidade, assim como não observando o limitador de altura, está sujeito à multa de R$ 195,23 (grave), o que implica na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba vacina pessoas com 16 anos completos contra a Covid-19 nesta terça-feira (31)

Caminhada, mesmo sem supervisão, melhora saúde cardiovascular de praticantes

VOTORANTIM - DEM confirma candidatura de Fernando Oliveira visando reeleição

Diante de número de mortes por coronavírus, Congresso decreta luto por três dias

Governador de SC é absolvido de processo de impeachment e poderá retornar ao cargo

Prefeitura corta em 50% valor para entidades gestoras de creches; vereadores atacam governo