29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura inicia instalação de mais um limitador de altura de caminhões na região central

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 28/12/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a instalação, nesta terça-feira (27), de mais um limitador de altura de passagem de caminhões e outros veículos maiores e pesados. Desta vez, o dispositivo está localizado nas proximidades da Praça da Bandeira, no acesso à Rua Luiz Gama.

 

O objetivo é evitar que veículos grandes e pesados, com altura acima de 3,3 metros e que circulam de forma irregular pela região central da cidade, mais especificamente pela Avenida Afonso Vergueiro e Rua Francisco Scarpa, fiquem enroscados sob o pontilhão ferroviário existente no local.

 

“As duas hastes de sustentação já estão afixadas nas calçadas e, nos próximos dias, será colocada a parte superior, equipada com placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para que não siga com o veículo até o pontilhão, logo à frente”, explica o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

 

O limitador foi desenvolvido pela própria equipe da Semob e é semelhante aos outros três equipamentos instalados com sucesso, neste ano, na cidade. Um deles fica na Avenida General Osório, próximo ao cruzamento com a Avenida Dr. Afonso Vergueiro. Dois estão na Avenida Dom Aguirre, sendo um deles na pista Centro/Bairro, próximo ao Terminal São Paulo, e um nas proximidades do cruzamento com a Rua Porphyrio Loureiro, na pista em sentido contrário.

 

“Em todos os locais em que foram instalados, o mecanismo tem se mostrado eficiente, como medida preventiva contra incidentes e para evitar complicações no trânsito, como lentidões e riscos aos motoristas. Vale lembrar que todos esses pontos já tinham sinalização de indicação de altura máxima, mas que infelizmente não era respeitada por muitos caminhoneiros. Ou seja, o limitador é uma ação preventiva complementar”, acrescenta o secretário.

 

O motorista flagrado desrespeitando a legislação, que veta a circulação de veículos grandes e pesados dentro da cidade, assim como não observando o limitador de altura, está sujeito à multa de R$ 195,23 (grave), o que implica na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem é preso em flagrante com 84 pistolas airsofts na rodovia Castello Branco

Bolsonaro será diplomado nesta segunda pelo Tribunal Superior Eleitoral

Receita abre consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2020

Câmara de Sorocaba retoma sessões hoje com eleição de comissões permanentes

Trump comemora fechamento dos EUA contra a Covid-19 e lamenta situação do Brasil

Mulheres com doutorado crescem, mas são sub-representadas na docência