Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura inicia campanha Dezembro Vermelho nesta terça-feira

Agência Sorocaba
Postado em: 27/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de intensificar ações e promover a sensibilização da população geral em relação ao HIV e sífilis, a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba inicia a Campanha Dezembro Vermelho na terça-feira (01). A abertura oficial ocorrerá no Terminal São Paulo, com testagem rápida e orientações das 8h às 19h.

De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Dediane Fonseca, o objetivo principal da campanha é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS e da sífilis para garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada. Outra intenção é reduzir o contágio do vírus, em especial, a transmissão vertical, aquela que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, parto e/ou amamentação. “Em 2020, já registramos 416 casos de sífilis e 152 novos casos de HIV. As pessoas não estão percebendo o risco que estão correndo quando não se protegem nas relações sexuais. Nosso programa assiste aproximadamente 2.800 pacientes que possuem HIV”, alerta Dediane. No ano de 2019, Sorocaba registrou 260 novos casos de HIV e 761 de sífilis.

Durante a campanha do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) terá seu horário de funcionamento ampliado. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a unidade funcionará até às 19h. Já no sábado (05), o local abrirá para atender a população das 8h às 14h. No decorrer das ações, também haverá distribuição de preservativos, informativos impressos e a realização de orientações referentes às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A SES informa que as pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA, localizado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba realiza "Dia D" de vacinação contra o sarampo neste sábado

Inscrições para Programas de Residência na Prefeitura terminam nesta quinta-feira

Bolsonaro indica que não vai sancionar fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões

Fux, Barroso e Fachin terão votos decisivos sobre drible à Constituição por reeleição de Maia e Alcolumbre

Dono de rede de sorveterias na Zona Norte é preso por liderar PCC e chefiar tráfico

26 adolescentes são levados ao Conselho Tutelar durante operação contra pancadões