Ampliando, ainda mais, a área de cobertura na região do Jardim Rodrigo e Vila Helena, os moradores do Jardim Novo Horizonte, Nova Sorocaba, Ipanema Ville e Jardim Botucatu também podem se inscrever, até esta sexta-feira (1), para a próxima etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. A inscrição deve ser feita das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Casa do Cidadão Ipanema. Os munícipes deverão levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome.


Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Mutirão de Castração visa promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. Além de serem castrados, os cães e gatos serão microchipados.


A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.


Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.


No total, estão sendo disponibilizadas 1.200 vagas. Além de animais de moradores do Jardim Novo Horizonte, Nova Sorocaba, Ipanema Ville e Jardim Botucatu, também podem participar pessoas residentes nos seguintes bairros da região: Jardim Rodrigo, Vila Helena, Lopes de Oliveira, Jardim Betânia, Jardim Califórnia, Jardim Itapuã, Jardim Luciana Maria, Jardim Marcelo Augusto, Jardim Monterrey, Jardim Santa Helena e Jardim Sol Nascente.


Já, as cirurgias ocorrerão na próxima semana, de 4 a 8 de outubro, na Rua Alpheu Castro Santos, s/nº, no Jardim Rodrigo. A ação contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.


Cuidados para a cirurgia


Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.


Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.