25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura fecha 176 estabelecimentos por não atendimento à quarentena

Agência Sorocaba
Postado em: 07/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), fechou 176 estabelecimentos comerciais de 29 de junho até hoje (7). A ação ocorre para que os comércios cumpram todas às determinações sanitárias para que diminuir os casos da Covid-19. O decreto municipal 25.799, em vigor, condiciona o funcionamento de estabelecimentos essenciais vistoriados pela Sesu.

Nesta terça-feira (07), foram fiscalizados os comércios dos bairros Wanel Ville, Jd. Maria Eugênia, Vila Santana, Pq. Laranjeiras, Jd. Santa Cecília. A Fiscalização fechou 15 estabelecimentos por desacordo ao que determina o decreto municipal. Além disso, 5 estabelecimento foram  reabertos por já readequarem aos procedimentos.

Desde o estabelecimento do decreto 25.799 que faz com que a Fiscalização se torne mais rígida, podendo funcionar somente produtos/ serviços considerados essenciais, o setor da Fiscalização já visitou 176 estabelecimentos, que foram fechados. Conforme o chefe de Divisão de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias, Fabiano Proença, os fiscais atuam na orientação e já fecham os estabelecimentos na primeira visita, caso não estejam respeitando o decreto, além da notificação para que se regularizem. A reabertura acontece em uma segunda visita que deverá ser solicitada ao setor, após atendimento das regras estabelecidas.

Já puderam ser reabertos 45 estabelecimentos que compreenderam a emergência sanitária do momento e passaram a atender conforme as normas preconizadas pelas autoridades sanitárias. Nestas ações, foi orientado o distanciamento social como atitude primordial para não transmissão, uso de álcool em gel 70% , uso de máscaras faciais e a recomendação de que para  melhorar os números alarmantes, todos devem colaborar, fazendo o distanciamento social.

O diretor de área da Fiscalização, Deny Silva, explica que a pretensão da Fiscalização é atuar em todas as regiões da cidade e enumera que estas ações já ocorreram na região central, no  Wanel Ville, no Jd. Ipiranga, no Jd. Simus, no Júlio de Mesquita, no Jd. Prestes de Barros, além de ações no Jd. Boa Esperança, Éden, Jd. Maria Antônia Prado, Jd. Sta. Lucília etc. Houve ação da Fiscalização, também, em grandes corredores comerciais como em toda a extensão das avenidas São Paulo, Av. Juscelino Kubitschek, Av. General Carneiro, Av. Elias Maluf, Av. Paulo Emanuel de Almeida, Itavuvu e, em ruas na como a  rua Cel. Nogueira Padilha e  Américo Figueiredo.

Os canais para denúncias da ilegalidade de funcionamento devem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos canais da ouvidoria via  http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156. E, aos finais de semana e feriados, pelo número 153 da GCM.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pessoas infectadas e vacinadas adquirem "superimunidade", diz estudo

MACS presenteia tenor italiano Andrea Bocelli com obra de artista sorocabana

Polícia Federal investiga irregularidades na compra de máscaras descartáveis em Guarulhos

Pré-estreia no teatro: Gavetas do corpo

Prefeito de Salto de Pirapora muda de partido

Parque em Itu com dois teleféricos atrai turistas no inverno