19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura faz doação drive-thru de 800 mudas de árvores e feira de adoção de animais no Paço

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 02/06/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará neste sábado (dia 5), das 9h às 12h, a doação de 800 mudas de árvores, em sistema drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal, além de promover uma feira de adoção de animais.


A programação dará início à Semana do Meio Ambiente de Sorocaba, realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e também contará com arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE! e de ração de cães e gatos para o programa “PET Solidário”.


A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizará 800 mudas de ipê-branco, araçá-roxo, jabuticaba e pitanga. Cada veículo poderá levar até dois exemplares. No local, a equipe também orientará a população a respeito do plantio.


O objetivo da iniciativa é estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.


As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.


Simultaneamente, acontecerá a Feira de Adoção de animais adultos que vivem temporariamente na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Administrada pela Sema, a unidade conta, atualmente, com cerca de 130 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo cuidado e amor a eles.


Essa atividade faz parte da “Campanha de Bem-Estar Animal”, divulgando igualmente os programas “Conheça os Animais da Unidade de Bem-Estar e Proteção Animal”, “Diga Não aos Maus-tratos e ao Abandono”, “Uma Nova Chance: uma nova história, um novo lar”, “Censo Pet” e “Pet Solidário”.


Ações solidárias


Os alimentos não perecíveis arrecadados para a campanha #AFOMENAOEFAKE! atenderão pessoas em situação de vulnerabilidade social ou emergencial em função da pandemia, cadastradas pela Secretaria da Cidadania (Secid) ou pela rede Cras (Centros de Referência em Assistência Social).

 

Já, a ração de cães e gatos arrecadada para o programa “PET Solidário”, fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), tem como intuito incentivar a doação permanente de ração, além de acessórios PET, que serão destinados a entidades e protetores de animais independentes, os quais atuam dedicadamente na causa animal na cidade.

 

O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Primeira unidade da Rede Bom Lugar em Araçoiaba da Serra é inaugurada

Covid-19: vereador Luís Santos segue internado em UTI

Governo Doria anuncia concurso para contratar policiais civis

Polícia Rodoviária prende motorista com R$ 170 mil em veículo e tentativa de suborno

Sorocaba registra mais 4 mortes por Covid-19 e tem 100 pessoas intubadas em decorrência da doença

Estudo prevê 11,4 mil casos e 572 mortes de covid-19 até julho em Sorocaba