23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura e Urbes fazem entrega de 35 novos ônibus do transporte público

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 29/03/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, realizou a entrega de 35 novos ônibus que passam a integrar, a partir desta terça-feira (29), a frota de veículos do transporte público na cidade. O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), na Avenida Dom Aguirre.

 

Os veículos, da fabricante Caio e modelo Euro 5, serão operados pela empresa City Transportes e estão equipados com lâmpadas de LED, tomada USB para carregamento de eletrônicos, ar-condicionado, rede de internet sem fio e bancos e balaústres revestidos com tecido antiviral, inclusive contra o novo Coronavírus. Cada um tem capacidade para transportar 37 passageiros sentados e 40 em pé.

 

“Estamos nos empenhando diariamente para que a população tenha ônibus de qualidade e com todo o conforto. Também estamos ampliando linhas e viagens, por meio de uma completa reformulação, a fim de evitar casos de lotação e demora, sobre os quais a Urbes tem agido de imediato”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

 

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Fausto Bossolo (Administração – Sead) e Fernanda Buratini (Comunicação – Secom), além do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, do presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba, e dos também vereadores João Donizeti (líder de Governo na Câmara), Luis Santos, Fábio Simoa e Fernando Dini. A City Transportes esteve representada pelo seu presidente, Roberto Abreu, pelo diretor financeiro, Marcos José Monzoni Prestes, pelo diretor Marcelo Pepe e pelo gerente de operações, Nélson Delgado Filho.

 

Com os novos ônibus, a frota atual passa a contar com 371 veículos em operação. “Mantemos a utilização de 100% da frota no dia a dia e, com a entrega dos novos ônibus, linhas, como: 11 – Manchester, 44 – Novo Mundo, 44/1 – Tatiana, 60 – Ouro Fino, 63 – Esmeralda, 15 – Jardim São Paulo, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 77 – Santa Bárbara e 73 – Júlio de Mesquita, passam a operar com veículos dotados de todas essas modernidades tecnológicas e mais conforto”, aponta o diretor-presidente da Urbes. Outras linhas que recebem novas intervenções, por exemplo, são: 17 – Central Parque, 52 – Cidade Universitária, 60 – Ouro Fino, além de 65 – Campolim, 55 – Rodrigo, 303 – Interbairros III e 52 – Cidade Universitária. “Nestas três últimas, já adicionamos viagens extras e a oferta será ampliada ainda mais, além de outras linhas que igualmente receberão reforço. Serão, ainda, criados corredores prioritários para certas linhas e a frota de ônibus será remanejada, contando com mais carros articulados e superarticulados, incrementando a capacidade de passageiros por viagem”, diz Sergio Barreto.

 

Segundo levantamento da empresa pública, cerca de 2,7 milhões de passageiros foram transportados em 2021, número muito superior ao registrado em 2020, que foi de 1,8 milhão, contra 3,7 milhões em 2019. Ou seja, a pandemia da Covid-19 fez cair o número de passageiros que, mais recentemente, voltou a crescer, sobretudo devido à alta dos combustíveis, analisa o diretor-presidente da Urbes. “Em janeiro deste ano, o número de passageiros chegou a 3,2 milhões e, em fevereiro, a 3,6 milhões, semelhante aos indicadores de antes da pandemia”, acrescenta.

 

O número de partidas de ônibus realizadas também voltou a crescer, passando de 2.692.038 em 2019, para 1.794.961 em 2020 e 2.425.230 em 2021. “Os dados mostram que, desde o ano passado, temos promovido melhorias constantes no sistema, para suportar esse crescimento da demanda”, aponta. Nesses anos, a frota de veículos rodantes, que era de 386 em 2019, caiu para 300 em 2020, retornando a crescer em 2021 e chegando agora a 371.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quadrilha invade Criciúma (SC) para assaltar agências bancárias; população relata terror

Quase 80% dos mortos pela polícia no Brasil são negros, mostra anuário

Agressões e falta de orientação dificultam atuação de agentes de saúde

Obras do viaduto da JJ Lacerda serão paralisadas nesta quarta; custo é de R$ 10 milhões

Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior

“História de um Casamento” lidera indicações ao Globo de Ouro 2020