18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura e Parque Tecnológico realizam curso de Robótica para alunos da Rede Municipal de Ensino

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/02/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realiza curso de Robótica para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A ação faz parte do programa “PTS na Escola”, em que um ônibus totalmente equipado, que funciona como uma extensão do laboratório Fab Lab do Parque Tecnológico, vai até as unidades municipais de ensino para as aulas práticas.

 

O ensino de Robótica nas escolas da rede é uma atividade que integra a cultura “Maker” (faça você mesmo), que permite aos professores introduzirem o ensino da tecnologia em sala de aula e atenderem a um dos grandes desafios da educação moderna, que é a interdisciplinaridade, sendo, ainda, uma oportunidade para aplicar conceitos de diversas matérias relacionadas ao Eixo STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além do ensino de conceitos próprios da Robótica, como Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Programação.

 

“A plataforma utilizada para o ensino oferecido nesse projeto tem se mostrado uma solução inovadora e eficaz nesse propósito, capaz de unir os conceitos de Matemática com a Robótica e a Linguagem de Programação, de maneira interativa e lúdica. O recurso é voltado à capacitação dos alunos, ensinando-os a lidar com as novidades tecnológicas em uma sociedade em que a tecnologia avança a passos largos e desenvolvendo competências que são altamente requisitadas para o exercício da cidadania na sociedade atual”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

 

“O propósito do projeto é envolver, desde cedo, crianças e jovens no universo da inovação e tecnologia, buscando, ainda, despertar o interesse de muitos deles para essa área muito promissora de conhecimento e trabalho. Entendemos que essa é uma missão essencial do Parque Tecnológico”, conclui o presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara.

 

Programação


No mês de fevereiro, o programa de Robótica “PTS na Escola” está atendendo a Escola Municipal “Flávio de Souza Nogueira”, com atividades nos dias 17, 22 e 24 de fevereiro, finalizando no próximo dia 3 de março.

 

Nos próximos meses, as escolas programadas para receber o ônibus do “PTS na Escola” são: Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas”, nas duas últimas semanas de março; Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz”, na primeira quinzena de abril e, em seguida, a Escola Municipal “Matheus Maylasky”, que receberá o projeto nas duas últimas semanas de abril. Todas as turmas participantes serão do 9º ano do Ensino Fundamental e, após, a iniciativa terá sequência em outras escolas da rede.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo ultrapassa 1.500 mortes por coronavírus

Menos da metade dos brasileiros com conta do FGTS quer sacar R$ 500

Prefeitura realiza testagem rápida de Covid-19 no bairro Quintais do Imperador neste domingo

Síndrome do sono insuficiente pode levar a ansiedade e depressão

PF realiza operação para combater fraudes em auxílio emergencial

Representantes de secretarias traçam estratégias de combate aos escorpiões