28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura divulga programação gratuita de férias nos parques de Sorocaba no mês de julho

Foto: SECOM
Postado em: 28/06/2023

Compartilhe esta notícia:

Pais e filhos já podem se preparar para a programação gratuita de férias, que ocorrerá, no mês de julho, em quatro parques de Sorocaba: Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Biquinha, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros. As atividades são promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

O objetivo é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e seus familiares um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre. Cada parque terá uma programação voltada a uma determinada faixa etária, com temas e propostas diferentes.

 

A ideia é proporcionar a todos um lazer educativo em contato com o verde, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertem para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

 

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3219-2280.

 

Parque da Água Vermelha

 

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho, será realizado o curso de férias Aquagito, voltado a crianças de 6 a 8 anos. Realizado pela Sema, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o curso de férias terá como foco a temática da diversidade entomológica, função ecológica dos insetos e os “superpoderes” da natureza.

 

São oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. Os pais ou responsáveis deverão inscrever as crianças, na próxima segunda-feira (3), das 9h às 16h, na Sema, com os seguintes documentos: RG da criança, além do telefone e endereço de dois responsáveis.

 

Os interessados deverão levar, no local da inscrição, um quilo de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal, que será destinado à ação solidária realizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.

 

A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

Parque da Biquinha

 

Já, o Parque da Biquinha terá a programação de férias “Um dia de aventura no parque”, nos dias 21, 22 e 24 de julho, das 8h30 às 15h30, voltada a crianças de 8 a 10 anos.

 

O objetivo é proporcionar a elas, nas férias escolares, um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas, como oficinas, trilhas e jogos cooperativos, que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.

 

O tema será “Lazer ecológico nas férias escolares”, com a ideia de envolver pais e familiares nas atividades, para que o conceito de lazer saudável seja incorporado nas famílias, proporcionando sensibilização e possíveis mudanças de hábitos nesse período de férias escolares das crianças, que normalmente acabam indo somente a locais fechados.

 

Além de aprenderem mais sobre a diversidade de fauna e da flora do local, os participantes terão a oportunidade de reconhecer os espaços do Parque da Biquinha, se conectar emocionalmente com a natureza e saber mais sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e com o outro.

 

A programação também contará com uma tarefa social de arrecadação de caixas de leite, que serão destinadas a entidades cadastradas junto ao Fundo de Solidariedade Social de Sorocaba.

 

A inscrição deverá ser feita na próxima terça-feira (4), das 8h às 12h, no próprio Parque da Biquinha, com um documento da criança. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada dia, totalizando 90 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

 

Jardim Botânico

 

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” também preparou uma programação especial, voltada a toda família: o “Férias no Jardim”. As atividades acontecerão nos dias 8, 15 e 22 de julho, das 9h às 12h, sem necessidade de inscrição prévia.

 

A programação contará com exposições de temas variados, envolvendo o universo da Botânica, mais oficinas criativas para pais e filhos. Além de proporcionar momentos de lazer em família, a ação tem o objetivo de promover uma maior conexão com a natureza, estimulando os sentidos e aguçando a curiosidade sobre esse fascinante universo.

 

No dia 8 de julho, a Sema realizará a exposição “Conhecendo os polinizadores” e vai oferecer uma oficina de bolas de sementes. No dia 15, a programação contará com a exposição “Descobrindo as plantas medicinais” e a oficina de pintura com tintas naturais. Por fim, no dia 22, pais e filhos poderão conferir a exposição “Olhar de Cientista: como identificar uma planta” e participar da oficina de desenho e carimbos botânicos.

 

Além das exposições e oficinas criativas, a programação “Férias no Jardim” contará, também, com edições especiais do Projeto “Bosque de Leitura” em todos os sábados do mês de julho (dias 1, 08, 15, 22 e 29), das 9h às 12h.

 

No projeto “Bosque de Leitura, que acontece mensalmente no Jardim Botânico, livros das bibliotecas dos Parque Ecológicos são distribuídos em um espaço sombreado, com redes de descanso e bancos, para que os visitantes façam a leitura no local.

 

Nas ações do mês de julho, o projeto contará com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), que doará alguns livros da Biblioteca Municipal para enriquecer, ainda mais, o acervo. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar da atividade.

 

O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

Zoológico Municipal

 

Por fim, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” contará com uma programação diferenciada, com o intuito de apresentar um pouco mais sobre todo o trabalho desenvolvido no local. São elas: Conhecendo os animais idosos do Zoo; Conhecendo o Museu de Zoologia; Conhecendo os Bastidores do Zoo e Hora do Bicho: Dia do Chimpanzé.

 

Nos dias 1, 9, 23 e 29 de julho, o público que visitar o zoológico poderá ver como é o tratamento carinhoso e especial que os animais do “Quinzinho de Barros” recebem. O intuito é tornar o público mais próximo do Zoo, gerando uma identificação com os animais e sensibilizando para a proteção da natureza.

 

Os animais que estão na natureza, geralmente, vivem menos tempo do que aqueles que estão sob cuidados humanos nos zoológicos. Isso porque os animais dos Zoos estão livre de predadores, possuem abrigo, passam por cuidados médicos frequentes e recebem uma alimentação de qualidade e balanceada.

 

No Zoo de Sorocaba, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o macaco mandril, a ariranha, os hipopótamos e o elefante, que podem ser considerados “idosos”, porque sua idade está próxima ou, até mesmo, supera o tempo de vida que é estimado para outros indivíduos da mesma espécie.

 

A atividade ocorrerá em frente aos recintos das espécies em horários diferentes: às 14h, o público poderá ver o macaco mandril; às 14h30, os hipopótamos; às 15h, o elefante; e às 15h30, a ariranha. Para participar da atividade, o munícipe tem que estar presente no dia e horário, em frente ao recinto de cada espécie, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Já, a atividade Conhecendo o Museu de Zoologia será realizada nos dias 8 e 22 de julho, das 9h às 12h30. O público poderá conhecer o acervo do Museu de Zoologia do “Quinzinho de Barros”, que é composto por cerca de mil itens, entre peças biológicas e animais taxidemizados (“empalhados”).

 

Durante a visita, as pessoas verão de perto algumas peças bastante curiosas ou raras, como o enorme crânio de hipopótamo (que muitos visitantes acham ser um dinossauro!), o pequeno tamanduaí “taxidermizado” (que é a menor espécie de tamanduá existente) e a famosa barata gigante (que, na verdade, é um crustáceo). A atividade tem como objetivo despertar a curiosidade sobre os animais e permitir aos visitantes perceberem que cada animal tem características únicas, de modo a sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade.

 

Para a visita ao Museu de Zoologia não há necessidade de inscrição, bastando estar presente no dia, horário e local. Será permitida a entrada de 20 pessoas, por vez, e a participação será por ordem de chegada. A duração da visita é de cerca de 30 minutos.

 

Outra atividade programada será Conhecendo os Bastidores do Zoo, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, em seis horários: 10h30, 11h20, 13h30, 14h20, 15h10 e 16h. A atividade será voltada a toda a família. No total, serão oferecidas 360 vagas.

 

Em cerca de 40 minutos, o público poderá conhecer o Setor de Nutrição, onde são preparadas todas as refeições oferecidas diariamente aos animais, e o Setor de Veterinária e Biologia, onde vão conhecer a rotina de cuidados com a saúde e o bem-estar das espécies. Esse tipo de atividade é imprescindível para demonstrar às pessoas quais são as cinco funções inerentes aos zoológicos modernos. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental.

 

Para a visita aos bastidores, não há necessidade de inscrição prévia, bastando estar presente no dia, horário e local da atividade. A participação acontecerá por ordem de chegada e cada turma terá, no máximo, 20 participantes. O ponto de encontro será em frente ao recinto das antas.

 

Por fim, a “Hora do Bicho: Dia do Chimpanzé” será realizada no dia 15 de julho, às 11h, em frente ao recinto dos chimpanzés. Os visitantes poderão acompanhar a entrega de enriquecimentos ambientais para os chimpanzés que vivem no Zoo, em comemoração ao Dia Mundial do Chimpanzé (14 de julho).

 

Enriquecimento ambiental nada mais é do que uma estratégia utilizada para estimular os comportamentos naturais dos animais. São itens adicionados aos recintos que despertam a curiosidade, a busca por alimentos, maiores períodos de atividade, estímulos aos órgãos do sentido, entre outros benefícios às espécies. Eles ocorrem de forma rotineira e contribuem para manter altos níveis de qualidade de vida aos animais.

 

A ação tem como objetivo aproximar o público dos animais, além de sensibilizá-lo para a conservação da fauna. Para participar, basta estar no dia, horário e local da atividade, sem necessidade de inscrição.

 

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro é multado por propaganda irregular nas eleições de 2022

Polícia Militar prende mulher na posse de 40 kg de fios de cobre em Sorocaba

Grávida de 8 meses é morta a facadas no meio da rua na zona leste de SP

Haddad tem 33%, Tarcísio, 20%, e Rodrigo, 15%, em SP, aponta pesquisa Quaest

Guarda Civil apreende veículo com mais de R$ 800 mil em multas

Urbes reajustará a tarifa do transporte coletivo; passe social vai a R$ 4,40