O Banco de Ração para Animais começou a funcionar nesta segunda-feira (18) em Votorantim. O objetivo da Prefeitura com esse novo projeto é captar doações de alimentos para cães e gatos, e promover a sua distribuição de forma gratuita.
As informações são da Prefeitura de Votorantim.
A regulamentação da lei municipal número 2.914, de 25 de julho de 2022, a qual institui o Banco de Ração para Animais, foi assinada na quinta-feira (14) pela prefeita Fabíola Alves. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) será a responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição, bem como o cadastramento e o acompanhamento das instituições, pessoas e famílias beneficiárias.
As doações podem ser feitas no Parque do Matão Jonas Domingues, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A entrega deve ser feita acompanhada pela nota fiscal do produto. Durante a cerimônia de assinatura da regulamentação da lei, na UBS da Vila Garcia, a prefeita Fabíola Alves anunciou a doação de 1 tonelada de ração por parte de uma empresa. "O cuidado animal sempre fez parte do nosso trabalho e, com esse banco de ração, os cães e gatos serão melhores assistidos", comenta.
Nesta segunda-feira (18), parte da ração recebida pela Prefeitura começou a ser doada a pessoas que cuidam de animais abandonados. É o caso da dona de casa Tânia Regina Rodrigues Soares, 55 anos, moradora do Jardim Toledo, selecionada por atuar na causa animal. Tânia cuida de 28 cães e gatos encontrados abandonados nas ruas de Votorantim. A dona de casa recebeu 60 quilos de ração, o equivalente a uma semana de alimentação. "Essas rações vão me ajudar bastante, pois dependo de doação para alimentar os animais", comenta.
As rações serão aceitas de estabelecimentos comerciais e industriais ligados à produção e comercialização, no atacado ou no varejo, de produtos e gêneros alimentícios destinados aos animais. Esse processo poderá ser feito ainda por órgãos públicos, pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, e doações obtidas por projetos de patrocínio ou por meio de apreensões por órgãos da Administração Municipal, Estadual ou Federal.
A Sema buscará a ração caso o doador de grandes volumes não possa fazer a entrega. Esse serviço será feito mediante agendamento prévio. A Sema fará a distribuição dos produtos arrecadados, de maneira institucional e organizada, quanto à real necessidade e a disponibilidade de estoque. As rações serão disponibilizadas para organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, protetores independentes, pessoas comprovadamente portadoras de transtorno de acumulação de animais, e famílias em condição de vulnerabilidade social que possuam animais de companhia.
O Parque do Matão fica na rua Angelo Delapasi, 117 , Parque Bela Vista, em Votorantim. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (15) 3243-5612.