18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura diz haver risco de desabamento de viaduto que cedeu na Pinheiros

Postado em: 16/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Guilherme Seto, FOLHAPRESS

Após estudos feitos durante a madrugada desta sexta-feira (16), a gestão Bruno Covas (PSDB) informou que a situação do viaduto que cedeu na pista expressa da marginal Pinheiros é mais crítica do que a esperada inicialmente e que há risco de desabamento da estrutura.

A prefeitura diminuiu o número de funcionários trabalhando em obras de escoramento do viaduto por questões de segurança e solicitou a redução de velocidade dos trens que passam sob a estrutura, já que eles estavam gerando oscilação.

“Passamos a noite inteira fazendo o monitoramento da estrutura e percebemos uma movimentação agora pela manhã e, ouvindo o especialista, aumentamos nosso índice de criticidade da estrutura. Vamos acelerar os procedimentos de segurança, de cimbramento e de apoio à estrutura para que as pessoas possam trabalhar com segurança”, disse Vitor Aly, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, nesta sexta-feira.

“Vamos diminuir o número de pessoas para que trabalhem com segurança. Elas têm especialidade em uma condição crítica como essa. Antes que vocês [jornalistas] perguntem se piorou a situação da estabilidade do viaduto, [digo que] piorou. Existe a possibilidade de ruína? Existe. Inclusive, já ligamos para o secretário de Transportes Metropolitanos e pedimos para a CPTM diminuir a velocidade dos trens, porque eles estavam vibrando e fazendo com que as estruturas se movimentassem. O momento agora é de criticidade e nós vamos acelerar os processos de escoramento para que a gente consiga, depois de estabilizar a estrutura, dar prosseguimento nas obras de segurança e recuperação da estrutura”, completou Aly.

A pista foi totalmente bloqueada por volta das 4h da quinta (15), no começo do feriado da República, e deverá permanecer assim pelo menos até terça (20), Dia da Consciência Negra, último do feriadão prolongado.

O viaduto que cedeu passa sobre os trilhos da linha 9-esmeralda da CPTM. O local é rota de acesso à rodovia Castello Branco e próximo ao shopping e ao parque Villa Lobos.

É provável que a interdição, pelo menos parcial, se estenda para além do feriadão, implicando em complicações maiores no trânsito a partir de quarta-feira (21).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula pede desculpas após ter enaltecido a natureza pela criação do "monstro do coronavírus"

Globo diz que Karol Conká não conversou com ninguém durante intervalo

Jovem morta pelo agente penitenciário será sepultada em São Bernardo do Campo

Site do Ministério da Saúde informa mais vacinas contra Covid para SP do que estado registra

Secretário da Educação vai à Câmara e chama vereadora Iara de mentirosa

Veto do STF retrai poder empresarial nas eleições, mas influência permanece