Com o retorno de Sorocaba à fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo de flexibilização de atividades econômicas - a partir desta segunda-feira (22), os serviços públicos municipais também estarão fechados ao público.

 

A medida tem validade, incialmente, por uma semana quando a situação epidemiológica do município será reavaliada por um corpo técnico, determinando, assim, qual serão as próximas medidas a serem adotadas pela gestão municipal.

 

Com isso, as unidades das Casas do Cidadão que estavam atendendo, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (Pat), assim como o Espaço Empreendedor e Banco do Povo, fecham suas portas. Os atendimentos virtuais continuam acontecendo.

 

Para quem precisa do Pat é possível acessar as vagas disponíveis pelo aplicativo de smartphones Sine Fácil e o site empregabrasil.mte.gov.br. Para as empresas interessadas em divulgar vagas, o endereço é o e-mail sert.patsorocaba@gmail.com.

 

Em coletiva de imprensa na sexta-feira (19), a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) lamentou o recuo no estágio de retomada das atividades econômicas , mas disse que está adotando a medida com seriedade e pensando no bem da população.

 

Sorocaba, neste momento, tem 100% de seus leitos de UTI Covid ocupados e vê crescer o número de casos confirmados da doença, assim como o de óbitos pela doença.

 

Não obstante a Prefeitura de Sorocaba ter contratado mais dez leitos na Santa Casa de Misericórdia, contar mais seis respiradores para a instalação em leitos de estabilização, além de ter contratualizado outros cinco leitos no Hospital Evangélico para retaguarda do atendimento aos doentes, o que se viu com a reabertura do comércio foi uma desenfreada ocupação dos espaços públicos, com aglomerações e falta de cuidado. “O poder público fez a sua parte. Mas o povo precisa assumir a responsabilidade que lhe cabe”, disse a prefeita.