24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba segue determinação do Estado e prorroga quarentena até o dia 22 de abril

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 07/04/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, seguindo a determinação do Governo do Estado, decidiu ampliar a quarentena no município a partir desta quarta-feira (8) até o dia 22 de abril. A medida segue sem flexibilizações, e foi tomada para conter o avanço do coronavírus (Covid-19) na cidade, assim como em todo o Estado. A determinação será publicada no jornal Município de Sorocaba desta terça-feira (7). Em 21 de março a Prefeitura de Sorocaba decretou Estado de Calamidade Pública para fins de prevenção e enfrentamento da pandemia do coronavírus. A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, informou ainda que deverá solicitar à Polícia Militar, à Guarda Civil Municipal e também ao Setor  de Fiscalização da Prefeitura para intensificar as ações para garantir o cumprimento das medidas de isolamento social.

 

A determinação seguirá como a anterior, com o fechamento do comércio e mantendo apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança. Deverão seguir fechados as casas noturnas; shopping centers e galerias; academias e centros de ginástica; espaços para festas, casamentos, shows e eventos; escolas públicas ou privadas. Já os bares e restaurantes devem fechar e só poderão atender por delivery. A medida também afeta as padarias de todo o Estado que trabalham com refeições. As Casas do Cidadão e o Paço também permanecem sem atendimento presencial aos munícipes, mantendo apenas o funcionamento essencial. Assim como o Posto de Atendimento ao Trabalhador e a Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten).

 

Pela medida, devem seguir funcionando durante a quarentena: hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas; transporte público; transportadoras e armazéns; empresas de telemarketing; petshops; deliveries; supermercados, mercados e padarias; limpeza pública; postos de combustível; oficinas mecânicas e lojas de autopeças; lojas de material de construção. Também podem funcionar bancas de jornal, táxis e aplicativos de transporte, desde que cumpram com as orientações dos sanitaristas. Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, também continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.

 

“Estamos seguindo todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado, assim como do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde, assim como a maioria dos países, que recomendam o afastamento social, o isolamento, respaldado na medicina e na ciência”, disse a prefeita.

 

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, informou ainda que deverá solicitar à Polícia Militar, à Guarda Civil Municipal e também ao Setor de Fiscalização da Prefeitura para intensificar as ações para garantir o cumprimento das medidas de isolamento social. “Como disse o governador João Dória, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, “os prefeitos têm a obrigação de seguir a orientação e usar o ‘poder de polícia em caso de desobediência’. E, não tenham dúvidas, que vamos usar”, disse a chefe do Executivo sorocabano, que completou: “Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie será admitida. A Guarda Municipal ou a Polícia Militar deverão agir”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Federal prende donos de universidade por fraudes no FIES

Após agredir companheira, homem recusa se entregar à PM e prende filhas em casa

Segundo turno das eleições também terá voto em trânsito

Operação integrada contra “pancadões” e pontos de aglomeração percorre 12 bairros de Sorocaba

Orientador pedagógico é investigado por abusar de duas adolescentes em escola

Casos de trabalho escravo julgados em 2022 no Brasil já são quase mil