30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba relança ônibus turístico com passeios gratuitos no City Tour 2023

Foto: Renata Giron/Secom
Postado em: 03/04/2023

Compartilhe esta notícia:

Com a proposta de manter sempre viva a história da cidade, por meio de seus pontos turísticos e culturais, a Prefeitura de Sorocaba, via Divisão de Turismo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) realizou, com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Comunicação (Secom) e demais secretarias envolvidas, relançou, na manhã deste domingo (2), o ônibus turístico, com passeios gratuitos no City Tour 2023. A volta do programa reuniu, em uma edição-piloto, cerca de 40 pessoas, entre autoridades e profissionais da rede hoteleira e turística da cidade, com a presença do prefeito Rodrigo Manga, da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, dos secretários municipais Paulo Henrique Marcelo (Sedettur); Luiz Antonio Zamuner (Cultura); Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal) e Fernanda Burattini (Comunicação); mais o ouvidor-geral do Município; Evandro Bueno, e o vereador Luís Santos, que é presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal.

 

O ônibus, todo aberto nas laterais e personalizado, percorreu 13 espaços históricos da cidade, partindo da Casa do Turista, no bairro de Santa Rosália. Ao longo do trajeto, os participantes contaram com o acompanhamento da guia turística Verena Klan e, em pontos, como a Praça Cel. Fernando Prestes, Estação Ferroviária e Biblioteca Municipal, houve uma apresentação teatral do grupo “Nativos da Terra Rasgada”, sobre fatos marcantes e a história do município de Sorocaba.

 

“Com o programa City Tour 2023, conseguimos fomentar, ainda mais, o turismo sorocabano, além de disseminar e manter viva a cultura e a história da nossa cidade”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

 

A primeira peça teatral apresentada durante o percurso aconteceu em frente à antiga Estação Ferroviária da cidade. A história mostrou os personagens Lena e João, que chegam a Sorocaba em busca de trabalho e moradia, por meio da Estrada de Ferro Sorocabana. Já, na segunda parada, na Praça Cel. Fernando Prestes, o grupo encenou o protesto feito pelos jovens, na década de 1970, sobre a proibição do beijo em público na cidade, conhecido como “A Noite do Beijo”.

 

Na terceira parada, próximo à Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o grupo mostrou a força e a garra do trabalho dos cidadãos sorocabanos, impulsionando o desenvolvimento da cidade, desde o surgimento da província até os dias de hoje. A última parada foi no mirante do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, local em que todos puderam apreciar a vista panorâmica de Sorocaba.

 

“Sempre temos que enaltecer e manter acesa a cultura de Sorocaba, com sua rica história. O City Tour 2023 vem para agregar, ainda mais, nessa área de nossa cidade, impulsionando o turismo local”, ressalta o secretário da Sedettur.

 

O ônibus turístico também passou por outros endereços históricos, como: Avenida Pereira da Silva, Praça Pio XII, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Museu da Estrada de Ferro, Palacete Scarpa, antiga Fábrica Cianê, Rio Supiriri, Shopping Sorocaba (antiga Feira Agropecuária de Sorocaba), em frente à Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque” (Estadão), Escola Municipal “Getúlio Vargas”, Praça Nove de Julho, Praça Frei Baraúna, Mosteiro de São Bento, Praça Dr. Arthur Fajardo, Avenida São Paulo,  Rodovia ‘Castelinho’, Mirante do Jardim Botânico e retornando à Casa do Turista.

 

Como participar

 

O City Tour é direcionado à população de Sorocaba e visitantes de todos os lugares, abrangendo também todas as idades. Os passeios gratuitos acontecerão quinzenalmente, a partir do próximo dia 23 de abril, sempre aos domingos, percorrendo pontos turísticos e culturais de Sorocaba. Para participar, será necessário cadastro prévio, por meio de link que, em breve, estará disponível e será divulgado à população nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avenida Afonso Vergueiro tem sinalização de solo revitalizada

Festival de Inverno de São Roque começa nesta sexta

Governo quer fechar acordo para reduzir níveis de açúcar em alimentos

Audiência Pública discutirá situação da Feira da Barganha na segunda-feira (18)

Programa “Casa Digna” inicia estudos para regularização fundiária de mais cinco bairros de Sorocaba

Conselho Municipal da Saúde aprova prestação de contas da Secretaria da Saúde